4 roteiros para viajar de carro no Brasil

Viajar é algo que contribui de diversas maneiras para a qualidade de vida e satisfação pessoal. Por isso, entre economizar, poupar e investir, também é interessante aplicar alguns recursos para conhecer outros lugares.

Para quem quer ter uma experiência incrível sem precisar ir longe, o Brasil reúne uma série de destinos incríveis! O melhor? São lugares que podem ser acessados com facilidade, por meio de alguns roteiros imperdíveis para viajar de carro.

Pensando nisso, separamos alguns ótimos trajetos para quem quer conhecer algumas das belezas do país. São viagens que podem ser proveitosas tanto em família, quanto entre amigos ou para casais.

Comece a pensar na revisão do carro e prepare as malas. Chegou a hora de conferir os 4 melhores roteiros para viajar de carro no Brasil!

Viajar de carro pelo Brasil: como escolher o roteiro

Ao pensar em uma viagem de carro pelo Brasil, é importante decidir o roteiro com base em alguns pontos estratégicos. São eles:

  • tempo disponível para a viagem;

  • perfil dos viajantes;

  • orçamento disponível;

  • ponto de saída e ponto de chegada.

Ou seja, avalie o total de dias livres que podem ser utilizados para você viajar de carro, de qual região do país você vai sair, quanto pode (ou pretende) gastar e quem fará parte da aventura.

Depois de levantar essas informações, é hora de decidir entre os principais destinos baratos para viajar no Brasil — e, assim, curtir momentos inesquecíveis sem precisar gastar muito.

1. Rio de Janeiro a Petrópolis 

A viagem de carro entre o Rio de Janeiro e Petrópolis, conhecida como a Cidade Imperial, pode ser feita por meio da via BR-040. O trecho tem 68 km, com uma estimativa média de 1h15 para cobrir todo o trajeto em dias de tráfego com condições ideais. Geralmente, há pouco trânsito, mas vale ficar de olho na incidência de pedágio — o que pode impactar o orçamento.

Os motivos para conhecer Petrópolis são muitos e falaremos sobre eles a seguir. Mas, antes, vale lembrar que o passeio pode acontecer combinado a uma viagem até a capital do Rio de Janeiro, cidade que, por si só, é belíssima e reúne inúmeras atrações. Já para quem mora no Rio, essa é uma ótima maneira de fugir da rotina.

Sobre Petrópolis, o destino conta com muita riqueza histórica. O Palácio Imperial é uma atração simplesmente imperdível. Quem prefere belezas naturais vai se surpreender com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. É uma daquelas viagens para serem feitas em um dia, mas que proporcionam lembranças para toda a vida.

2. Rota Transamazônica

Se o objetivo é uma viagem de carro com um pouco mais de aventura, a escolha ideal pode ser a rota Transamazônica: uma longa estrada, com um total de 5 mil quilômetros, que parte de Cabedelo, na Paraíba, e chega à cidade de Lábrea, no Amazonas.

Para tirar a ideia do papel, é essencial escolher o veículo com muito cuidado. Nesse caso, os 4×4 são os ideais. Afinal, a Transamazônica conta com muitos trechos não asfaltados, então considere os melhores carros para estradas de terra.

Essa é uma oportunidade incrível de conhecer boa parte do Brasil, já que a viagem de carro passa também pelo Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará, com muitas belezas naturais e contato com uma parte do país, geralmente, pouco conhecida por turistas.

Para fazer essa rota, o planejamento é uma etapa essencial. Caso não seja viável cobrir todo o trajeto, escolha uma região que tenha mais atrações do seu interesse, seja pelas cachoeiras ou pelo grau de dificuldade.

3. Porto Alegre a Gramado

Partindo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, um destino muito procurado é Gramado. Viajar de carro entre as cidades é muito simples: são apenas 103 km de distância, o que leva, em condições ideais, menos de 2 horas. Esse é o caminho para quem pega a BR-116, RS-239 e, por fim, a RS-115.

Em algumas épocas do ano, principalmente próximo aos feriados, o tráfego pode ficar um pouco mais intenso. Por isso, escolha bem o horário e prepare-se para curtir uma viagem de carro muito bonita e inspiradora.

Em quase toda a estrada entre Porto Alegre e Gramado, a pista é duplicada. E, na própria rota, existem alguns pontos interessantes, como o templo budista de Três Coroas.

Outra opção muito arborizada é chamada de rota Romântica, passando pela BR-116 com a RS-235. O caminho é conhecido como um dos destinos nacionais românticos mais belos do país. Vale o tempo investido.

4. Estrada Real em Minas Gerais

Para desvendar as belezas de Minas Gerais e um pouco do Rio de Janeiro e de São Paulo, o melhor caminho é pela Estrada Real. 

Histórica, a rota foi criada com o objetivo de facilitar a exploração de ouro e diamante nos tempos do Brasil colonial. Hoje, ela é um caminho que permite o acesso a regiões com muitas belezas naturais e, claro, inúmeras cidades históricas que, por si só, já valem uma viagem.

Existem algumas opções para viajar de carro pela Estrada Real. Uma delas é o Caminho Velho, que interliga Paraty a Ouro Preto. São 710 km, com pouco mais de 10% asfaltados (ou seja, escolha bem o veículo).

O Caminho dos Diamantes interliga Diamantina a Caeté (pouco mais de 300 km) e o Caminho Novo, por sua vez, Ouro Preto ao Rio de Janeiro (cerca de 400 km).

Ao viajar de carro pela Estrada Real, aproveite para pernoitar em algumas cidades estratégicas e, dessa forma, recuperar as energias para que o roteiro seja incrível e inesquecível.

São muitas as opções para quem quer curtir o Brasil e viajar de carro. Entre os principais roteiros estão a rota Transamazônica, Rio de Janeiro até Petrópolis, Porto Alegre a Gramado e as rotas da Estrada Real.

Aproveite para escolher bem o carro e fazer um planejamento financeiro. Assim, o seu orçamento não fica prejudicado pelos dias de descanso.

Agora que você já conhece as 4 principais rotas para viajar de carro no Brasil, aproveite para escolher o modelo ideal para essa aventura!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *