5 dicas infalíveis para você usar internet banking com segurança

Usar internet banking hoje em dia é sinônimo de comodidade para realizar transações financeiras. Seja por um computador de mesa ou notebook, seja por um smartphone ou tablet, o usuário pode ter acesso a praticamente todos os serviços oferecidos presencialmente pelos bancos.

Ainda assim, há muita gente que evita utilizar essa ferramenta por medo de ser vítima de algum golpe e, com isso, perder dinheiro. Embora essa possibilidade exista, se a pessoa tomar certos cuidados preventivos na utilização do banco pela web, as chances de prejuízos são pequenas.

Veja, a seguir, o conceito de internet banking, saiba algumas vantagens de utilizá-lo e confira cinco dicas para usar essa ferramenta com segurança!

O que é o internet banking?

Internet banking é uma plataforma digital que possibilita ao usuário realizar diversas transações financeiras por meio da web. Em certa medida, essa ferramenta pode ser considerada uma evolução dos caixas eletrônicos.

Tanto um canal quanto outro são caracterizados, na maioria das vezes, pelo autoatendimento. Logo, é o próprio cliente que efetua as transações, sem a necessidade de auxílio de um funcionário do banco.

Inicialmente, as plataformas de internet banking foram desenvolvidas para computadores pessoais (PCs). Contudo, com o avanço da tecnologia, também foram criados aplicativos para dispositivos móveis que têm as mesmas funções dos sites de autoatendimento.

Quais as vantagens de utilizar o banco pela web?

No passado, era comum haver muitas filas nos caixas presenciais dos bancos. Assim, para pagar um simples boleto, por vezes as pessoas tinham que ficar horas à espera de atendimento.

Hoje em dia, porém, quem opta por usar internet banking pode pagar contas, fazer transferências, pedir empréstimo etc. sem precisar se dirigir a uma agência física. Para tanto, basta acessar o site ou o aplicativo do banco. Nesse ponto, a comodidade é um grande benefício da utilização dessas plataformas.

Além disso, outra vantagem de usar internet banking é a possibilidade de realizar pagamentos depois do horário de fechamento das agências físicas. Com isso, se a pessoa se esquece de quitar determinada conta durante o horário de expediente normal dos caixas presenciais, ela pode fazer a transação mais tarde.

É bem verdade que cada banco estipula um limite de horário para as operações diárias, ainda assim, ele ultrapassa o tempo de expediente habitual. Com isso, a pessoa economiza tempo e não precisa ficar parado em filas desagradáveis.

O internet banking também permite que o cliente faça o agendamento da quitação de contas, o que contribui para que a pessoa não perca as datas de vencimento.

Conforme a instituição bancária em questão, o internet banking pode oferecer uma série de serviços, como recarga de celular, extrato previdenciário, oportunidades de investimento, transações no cartão de crédito, depósito judicial, entre outros.

Como ter mais segurança ao usar internet banking?

Agora que você já sabe o que é internet banking e conhece as principais vantagens de se utilizá-lo, é hora de apontarmos cinco dicas essenciais para usar essa plataforma com mais segurança. Continue a acompanhar!

1. Confira sempre a URL do site do banco

A “criatividade” de pessoas más intencionadas que tentam criar golpes financeiros, infelizmente, é grande. Para você ter uma ideia, na prática do phishing, o cliente é estimulado a acessar páginas falsas dos bancos, porém, com aparências bastante semelhantes ou até iguais.

Nesse caso, se a pessoa cai na armadilha, ela possivelmente terá a senha roubada pelos cibercriminosos. Para evitar isso, é importante que você sempre confira a URL (endereço) do site do banco, para certificar-se de que está diante da página oficial da instituição.

Além disso, verifique se, após clicar em Enter, aparecerá um cadeado verde ao lado da URL, a qual deve ser iniciada pelo protocolo HTTPS. Se isso ocorrer, é sinal de a conexão está criptografada e, portanto, a comunicação é segura.

Lembre-se também de não clicar em e-mails suspeitos do “banco”, como mensagens que pedem para atualizar senha. Em geral, a maior parte das instituições não interage com os clientes por correio eletrônico.

2. Troque as senhas periodicamente

Ao usar internet banking, o indivíduo utiliza uma senha de visualização, a qual dá acesso a saldo, extrato, alguns serviços etc., e uma senha exclusiva para transações. Inicialmente, você deve criar combinações diferentes para as duas funções. Depois, é importante trocar as senhas periodicamente, para não correr o risco de tê-las roubadas devido a algum descuido.

3. Invista no uso do token

O token é um dispositivo eletrônico que valida as transações bancárias. Geralmente, a utilização dessa proteção ocorre quando há “autenticação em dois passos”, ou seja, para concluir uma operação, a pessoa precisa cumprir duas etapas.

Via de regra, os tokens são físicos e utilizam senhas temporárias, justamente para evitar que uma combinação seja descoberta e, mais tarde, utilizada por pessoas más intencionadas.

4. Tenha antivírus sempre atualizado

Dispor de um antivírus no computador ou no dispositivo móvel é algo fundamental para se realizar transações financeiras pela internet com segurança. Ainda assim, é indispensável que tal software esteja atualizado, de modo a proteger efetivamente o usuário.

Se possível, opte pela versão paga desse tipo de serviço, já que ela proporciona mais recursos para o cliente. Além disso, lembre-se de ter um firewall no seu dispositivo, o qual impede que o computador seja invadido pela rede de dados.

5. Não use computadores compartilhados ou públicos

Evite ao máximo usar computadores utilizados por várias pessoas para entrar no internet banking. Como você não sabe os sites que os demais usuários acessaram, a chance de a máquina estar contaminada por vírus ou outras ameaças é grande.

Além disso, evite também entrar em redes Wi-Fi públicas, as quais podem ser invadidas por terceiros com mais facilidade do que as redes privadas. Por falar nisso, lembre-se de criar senhas fortes não só para sua rede particular quanto para o acesso ao modem da sua casa ou apartamento.

Você sabia?

Graças a parceria entre Bamaq e Banco Inter, o cliente Inter pode comprar carta de crédito de consórcio direto no aplicativo. Com essa funcionalidade, o usuário tem mais segurança ao realizar esse tipo de transação, já que não há intermediários entre as duas instituições.

Gostou dessas dicas para usar internet banking com mais segurança? Curta a nossa página no Facebook e confira mais conteúdos para ajudar a sua vida financeira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *