5 motivos para investir no consórcio de seminovos hoje

Você já deve saber que muitos brasileiros sonham em comprar um carro para chamar de seu. No entanto, muitas pessoas perdem dinheiro e se endividam por não planejar essa compra adequadamente. Seja comprando o primeiro veículo ou trocando por um modelo mais novo, é preciso ficar atento.

Para quem quer economizar e fazer uma compra sem comprometer o orçamento doméstico, o consórcio de seminovos é a melhor opção. As vantagens de entrar em um grupo para comprar um veículo usado são muitas. Você quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nosso post!

5 motivos para fazer um consórcio de seminovos

1. A burocracia é minimizada

Se você já tentou entrar em um financiamento ou acompanhou o processo de um amigo ou familiar, sabe que essa não é uma tarefa simples. Muitas vezes a burocracia dos bancos se torna intransponível e os consumidores não conseguem financiar seu produto — ou até conseguem, mas com condições de pagamento muito ruins.

No consórcio, esse problema não existe. Como não se trata de um empréstimo, mas da participação em um grupo de economia colaborativa, você não vai precisar enfrentar grande burocracia de documentos e comprovações. Em tempos de crise econômica, esse serviço ganha destaque, já que os bancos aumentam ainda mais a dificuldade para conceder financiamentos.

2. Não há pagamento de juros

Esse é um dos maiores benefícios do consórcio. Afinal, nada mal fazer uma compra parcelada sem pagar juros, não é? Por esse motivo, cada vez mais brasileiros estão optando pelos grupos de consórcio para aumentar seu patrimônio de forma planejada e sem sustos financeiros.

Como não se trata de um empréstimo, não há cobrança de juros. A empresa administradora do consórcio adiciona apenas a taxa de administração do grupo, já que ela é a responsável por coordenar todos os pagamentos, assembleias e contemplações. Assim, a sua compra sai muito mais justa do que se estivesse pegando em dinheiro com um banco.

3. É uma compra parcelada com vantagens 

Já imaginou pagar as suas compras parceladas, mas poder negociar com o fornecedor com o valor à vista? É isso que o consórcio de seminovos proporciona! Você vai se comprometer com mensalidades que cabem no seu bolso e, ao ser contemplado, receberá a carta de crédito com o valor completo.

Ou seja, com a carta na mão você tem poder de barganha e pode conseguir aqueles descontos vantajosos de quem está com todo o dinheiro disponível. Dessa forma, você pode até mesmo comprar um carro melhor ou não usar todo o valor — o restante pode ser utilizado para pagar taxas do veículo ou quitar o consórcio.

4. O preço do seminovo é mais baixo

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual carro comprar. Adquirir um veículo zero km é uma ideia muito sedutora. Entretanto, nem sempre vale a pena. Assim que sai da concessionária com o seu novo dono, o carro já perde valor. Com isso, pode ser muito mais vantajoso procurar direto entre os seminovos.

Comprando um veículo usado, mas com poucos anos de uso e baixa quilometragem, você usa a desvalorização a seu favor. Não houve tempo para o carro se desgastar excessivamente, mas ele já vale menos dinheiro. Dessa forma, quem tinha a intenção de comprar um modelo popular zero km pode adquirir um seminovo mais completo pelo mesmo preço.

5. É possível economizar nas taxas

Ao comprar um carro zero, há alguns impostos e tributos que aumentam ainda mais o valor final do produto. Um veículo seminovo tem menos custos para regularização, fazendo com que o preço final fique mais próximo do que foi anunciado.

Além disso, é possível economizar em pagamentos como IPVA e seguro, pois essas taxas costumam ser mais baratas para veículos seminovos. Na hora de comprar o seu carro, vale a pena pesquisar esses valores para escolher a melhor opção. Lembre-se que o valor da compra não é o único custo que você vai ter com o veículo.

3 dicas para comprar seu seminovo por consórcio

Você já se convenceu das vantagens de entrar em um consórcio para comprar seu próximo carro? Ótimo! Agora é o momento de aprender na prática como escolher a melhor cota e evitar dores de cabeça.

Escolha uma boa administradora de consórcio

O primeiro cuidado que você precisa ter ao entrar em um grupo é checar se a empresa é autorizada pelo Banco Central do Brasil. Ele regulamenta e acompanha as administradoras de consórcio do país, garantindo a segurança dos consumidores. Você pode checar no site a lista de todas as empresas autorizadas.

Antes de fechar negócio, certifique-se de ter entendido tudo sobre o funcionamento do consórcio de seminovos. Tire todas as suas dúvidas sobre assuntos fundamentais, como as formas de pagamento, o valor da cota, as regras para a contemplação, o funcionamento das assembleias etc. Essas informações devem constar claramente no contrato. Por isso, leia com atenção antes de assinar.

Veja a cota ideal para o seu planejamento

As empresas que trabalham com consórcio oferecem diversos planos. Assim, o cliente pode escolher aquele que cabe melhor no bolso e que atende às suas necessidades. Antes de decidir, analise todas as opções da administradora e projete seu orçamento. Evite se comprometer com parcelas que apertem demais a sua renda.

Saiba qual veículo escolher

Ao entrar em um grupo de consórcio, você adquire uma cota para comprar determinado produto. No caso de veículos, a administradora colocará no contrato o modelo desejado. Entretanto, você não precisa comprar exatamente esse carro. É possível utilizar o dinheiro da cota para adquirir um veículo diferente.

Por isso, na hora de comprar pesquise bastante e saiba qual é o modelo ideal para você. Isso depende diretamente do seu perfil de motorista e das suas necessidades. Um carro popular e econômico pode servir perfeitamente para quem dirige na cidade, enquanto outros precisam de um veículo mais potente para realizar viagens constantes, por exemplo.

Muitos são os detalhes envolvidos em um consórcio de seminovos. Mas, tendo atenção com os pontos necessários, você pode aproveitar todos os benefícios desse serviço. Fazer uma compra de forma planejada e sem o pagamento de taxas abusivas é a melhor forma de realizar seu sonho!

E então, o que achou do post? Você quer usufruir das vantagens de um consórcio? Entre em contato conosco e conheça as melhores condições do mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *