7 passos para realizar o sonho da casa própria

Sem dúvida, comprar a própria casa é o maior desejo dos brasileiros. Quem não quer se livrar do aluguel e viver em um imóvel próprio, no qual tudo seja montado e organizado segundo os gostos e as necessidades da sua família? O sentimento de pertencimento ao lar é mais profundo quando o sonho da casa própria vira realidade!

Diante do aumento dos preços e da instabilidade econômica no Brasil, muitas pessoas estão adiando esse sonho ou até mesmo pensando em desistir dele. Mas isso não é necessário! Embora se trate de uma grande compra, esse objetivo não é impossível.

Algumas estratégias simples podem colocar você cada vez mais perto de ter um lugar para chamar de seu! Quer saber como contornar os desafios e, enfim, realizar esse grande sonho? Veja nossas dicas!

1. Tenha organização financeira

A primeira dica não poderia ser outra! Para obter uma grande conquista, é preciso muito planejamento e organização, principalmente no aspecto financeiro. Comprar um imóvel é possível, basta que você trace um plano e se comprometa a dar um passo de cada vez.

Nós começamos a realizar um sonho quando escolhemos o foco e definimos metas. Portanto, segure a ansiedade de ver a sua casa nova e curta o processo de conquista. Com um bom planejamento, a cada mês você estará mais próximo de entrar pela porta de um imóvel no seu nome.

Por mais que isso pareça distante para você hoje, comece a caminhada. Atitudes simples, como controlar os seus gastos e juntar uma pequena reserva financeira, podem ser o início de todo o seu futuro!

2. Defina o tipo de imóvel que quer comprar

Há uma diversidade de opções para escolha. Você já pensou, por exemplo, se prefere um imóvel novo ou usado? Quer morar em casa ou apartamento? Já fez uma lista dos bairros preferidos? Essas são algumas perguntas básicas que começam a delinear o seu sonho e transformá-lo em um projeto prestes a se tornar realidade.

Cada opção apresenta vantagens e desvantagens, a decisão vai depender das necessidades e desejos que você tem para o imóvel. Saber o que você espera do espaço, por exemplo, é fundamental. Lembre-se de que é preciso ter uma visão de futuro: se você tem planos de aumentar a família nos próximos anos, deve buscar um espaço que comporte a todos com conforto.

Além do tamanho, outro fator que influencia bastante a decisão é a estrutura do bairro. É importante encontrar vizinhanças com bom custo-benefício, que facilitem o acesso da sua família a serviços rotineiros (como escolas, shoppings, mercados, pontos de ônibus etc.).

3. Estabeleça o valor que pretende investir

Depois de pensar sobre o tipo de imóvel que você deseja, é possível pesquisar valores e identificar a faixa de preço na qual o seu sonho de consumo está. Essa etapa pode ser um pouco amarga, mas é extremamente importante para você ter uma visão real e se planejar corretamente para a compra.

Para realizar o sonho da casa própria, você precisa saber qual é o investimento necessário. Durante essa pesquisa, é possível redefinir o perfil para realizar algumas economias — abrir-se para bairros em ascensão, por exemplo, pode garantir que você tenha mais espaço por um preço menor. O contrário também é possível: ao pesquisar os preços, você pode decidir investir um pouco mais em um imóvel diferenciado.

4. Encontre a melhor forma de pagamento

Outro ponto fundamental é decidir como pagar pela compra. Esse é um assunto delicado, mas temos uma ótima dica para você adquirir sua casa de forma planejada e sem o pagamento de juros. Sim, essa opção existe! O consórcio é a maneira mais econômica de conquistar a casa própria.

Ao contratar esse serviço, você paga parcelas mensais e, ao final do período estabelecido, recebe uma carta de crédito para realizar sua compra. E você ainda pode ter a antecipação da carta — sendo sorteado nas assembleias ou dando o maior lance do mês. O processo é simples e barato, pois não se paga juros, apenas uma taxa administrativa.

Você pode escolher as condições e o valor das parcelas do consórcio, procurando aquele que mais se adequa às suas possibilidades. Além disso, com ele é possível aproveitar benefícios de quem compra o imóvel à vista. Isso porque, ao receber a carta de crédito, você fica com um bom montante disponível para negociar a aquisição da casa.

5. Tenha foco e determinação

Depois de estabelecer seus objetivos e escolher um consórcio que caiba no seu bolso, é preciso manter o foco e não desanimar diante das dificuldades. Como a compra da casa é um sonho em longo prazo, você vai passar por diferentes momentos até poder comemorar essa conquista.

O importante é se manter firme e lembrar que a superação deixa tudo mais saboroso. Lembre-se sempre de que o planejamento financeiro para o sonho da casa própria será mantido por alguns anos. Por isso, além de estabelecer metas possíveis, você precisa continuar organizado e comprometido a economizar.

6. Envolva toda a família na realização do sonho

Nenhum sonho é conquistado de forma solitária, principalmente algo tão grande. A sua família, com certeza, quer sonhar com você e contribuir para que tudo se torne realidade. Por isso, não se esqueça de estabelecer essa importante parceria.

Além de contar com o apoio emocional e financeiro do cônjuge, os filhos também podem ser inseridos no planejamento da casa própria. Isso é possível e desejável, mesmo com crianças. A educação financeira é um aspecto muito importante nas famílias. E seus filhos vão aprender muito ao participar dessa conquista tão grandiosa na vida de vocês.

Dessa forma, sempre converse com eles sobre a importância de ter uma relação saudável com o dinheiro e de fazer planos em longo prazo. Estabeleça uma cultura de consciência financeira em casa e compartilhe pequenas metas com as crianças — trocar o restaurante por um almoço em casa no fim de semana, por exemplo.

7. Pesquise e se informe sempre

Por fim, estudar o assunto e ter informações são estratégias para acertar na compra e garantir mais economia. Para realizar uma grande aquisição, é essencial que você se sinta seguro e esteja protegido contra golpes ou imprevistos. Isso é possível cercando-se de pessoas confiáveis e pesquisando muito bem antes de fechar negócio.

Essa dica serve tanto para o momento de escolher a administradora do consórcio quanto para a escolha do imóvel. Tomar decisões apressadas pode expor você a situações desagradáveis e até mesmo a prejuízos. Por isso, se resguarde! Conheça as especificidades do cenário imobiliário, saiba quais são os seus direitos nessa compra, pesquise sobre a reputação das empresas e analise muito bem qualquer contrato antes de assinar.

Depois de ler este post, o seu sonho da casa própria está mais próximo! Coloque essas dicas em prática e comece a se organizar para essa grande conquista. Pode parecer distante agora, mas toda caminhada começa com o primeiro passo.

Seus amigos também sonham com o próprio imóvel? Então, aproveite para compartilhar essas dicas nas suas redes sociais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *