9 dúvidas sobre consórcio que todo consumidor tem

O consórcio é um investimento vantajoso e com funcionamento bastante simples. É uma ótima maneira de adquirir um bem parcelado sem o pagamento de juros. Mesmo assim, muitas pessoas não conhecem os detalhes dessa modalidade e têm dúvidas sobre consórcio.

Alguns pontos costumam gerar mais confusão no momento de conhecer ou assinar o contrato desse serviço. Por isso, preparamos um post para tirar suas dúvidas. Vamos esclarecer de vez as perguntas, e você vai poder aproveitar todos os benefícios do consórcio. Acompanhe!

1. O que é um grupo de consórcio?

O consórcio é um tipo de economia colaborativa em que um grupo de pessoas se reúne para se autofinanciar. Ou seja, você sozinho não tem o dinheiro para adquirir um bem nesse mês, por exemplo, mas, ao entrar em grupo e pagar uma cota, todo mês vocês terão o valor para comprar uma ou mais unidades daquele produto.

Para montar e mediar um grupo de consórcio formalmente, é preciso uma empresa administradora de consórcio. Elas são reguladas pelo Banco Central do Brasil, o que garante legitimidade e segurança para você. Por meio do consórcio, é possível adquirir veículos, imóveis, máquinas industriais e até serviços.

2. Quais são as garantias que o consumidor tem?

O consórcio é regido pela Lei nº 11.795/2008. Além de especificar as regras do serviço, a lei submeteu esse modelo de negócio ao Código de Defesa do Consumidor, garantindo os seus direitos ao assinar o contrato. Assim, o participante pode contar com a justiça para resolver pendências.

A primeira garantia que você tem é a de consultar o site do Banco Central e verificar as empresas autorizadas a conduzir consórcios. Além da fiscalização realizada por ele, a lei determina que, em cada grupo de consórcio, sejam escolhidos três participantes para fiscalizar as ações da administradora.

3. O que não pode faltar no contrato?

O contrato é um dos pontos que mais gera dúvidas sobre consórcio. Pela lei, todas as informações do serviço devem constar de forma clara no contrato de adesão. Esse documento estabelece seu vínculo com a empresa e especifica todo o processo do consórcio. Por isso, não assine o contrato antes de esclarecer todas as dúvidas.

Conheça alguns pontos que não podem faltar no documento:

  • a duração do grupo;

  • o valor das parcelas e as condições de aumento desse preço;

  • as regras para o pagamento da cota;

  • a penalidade para quem atrasa ou deixa de pagar o consórcio;

  • as regras de contemplação e uso da carta de crédito.

4. Como funcionam os lances?

A contemplação dos participantes do consórcio se dá através do Sorteio mensal, na finalização do grupo ou através de lances. Você pode antecipar a contemplação da sua carta de crédito dando o maior lance do mês. Muitas pessoas têm dúvidas sobre consórcio no que se refere aos lances, mas é algo simples.

Os participantes, até um dia antes da assembléia, ofertam um valor em dinheiro para tentar antecipar sua contemplação. Cabe à administradora do consórcio identificar e apresentar aquele que deu o maior lance. Assim, para ter maiores chances, é interessante observar o comportamento dos outros consorciados para acompanhar a média de valores oferecidos nos últimos meses.

Mas atenção. Nunca há a garantia de contemplação no Consórcio. Um lance, mesmo sendo excelente, pode ser ultrapassado por outro de maior valor.

5. Como funcionam os sorteios?

A outra possibilidade de contemplação é o sorteio. Eles são realizados, mensalmente, durante as reuniões do grupo de consórcio (chamadas de assembleias). Todos os participantes que ainda não foram contemplados e estão adimplentes participam do sorteio.

6. Quem participa das assembleias?

A administradora do consórcio tem a responsabilidade de realizar reuniões frequentes com os membros do grupo — as assembleias ordinárias. Nesses momentos a empresa faz a prestação de contas do período, trata de assuntos importantes e faz o sorteio e o anúncio do(s) lance(s) vencedor(es).

Todos os participantes adimplentes do consórcio tem o direito de participar da assembleia. O ideal é que ela conte com o maior número possível, para que as informações passadas tenham validade e nenhum membro perca as orientações.

7. O que é o fundo de reserva?

É um valor de segurança que o grupo precisa para lidar com algumas situações. Esse dinheiro pode ser usado, por exemplo, para cobrir despesas bancárias ou completar uma contemplação quando existem inadimplências.

O valor referente ao fundo de reserva é adicionado às parcelas que todos os participantes pagam. A administradora do consórcio presta conta desses valores, e o dinheiro que restar é dividido entre os consorciados no momento da dissolução do grupo.

8. O que é preciso para receber a carta de crédito?

Ao ser sorteado ou oferecer o maior lance, o participante precisa cumprir alguns requisitos para a contemplação. É essencial que ele esteja em dia com o pagamento das parcelas e apresente os documentos solicitados. Depois de analisados esses critérios, o dinheiro é liberado e o consumidor pode usá-lo para adquirir seu bem.

9. É possível comprar um produto diferente do especificado?

O participante do consórcio tem o direito de comprar algo diferente do que consta em contrato, desde que esteja dentro da categoria contratada. Ou seja, se você paga um consórcio de veículo pode optar por um modelo ou ano diferente do especificado pelo contrato, mas não pode usar o dinheiro para adquirir uma casa ou um serviço, por exemplo.

Além disso, o dinheiro pode ser usado também para quitar o financiamento de um produto da mesma categoria ou custear modificações em um bem. Quem contrata um consórcio de imóveis, por exemplo, pode usar o dinheiro para construir ou reformar uma casa.

Atenção: confira as regras para o caso de comprar um produto com valor diferente da carta de crédito. Você deve pagar a diferença se o valor for maior. Ao adquirir um produto mais barato, a lei permite que você use o restante do dinheiro para custear despesas do bem ou quitar parcelas do consórcio.

Agora que já esclarecemos as principais dúvidas sobre consórcio, você está pronto para contratar esse serviço sem problemas. Ele é uma ótima forma de aumentar seu patrimônio com equilíbrio e planejamento financeiro. Aproveite!

Está procurando uma boa administradora de consórcio? Entre em contato conosco e conheça nossos diferenciais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *