A Bamaq agora usa o boleto digital: entenda as vantagens para você

É provável que você já deixe algumas contas para pagar no débito automático e faça pagamentos pela internet. Quando o assunto é consórcio, essas facilidades dificilmente estão acessíveis. No entanto, a Bamaq resolveu mudar esse cenário e implementou o boleto digital.

A ideia é facilitar o pagamento de suas parcelas e garantir mais comodidade para os consorciados. De quebra, você ainda recebe alertas do prazo de vencimento e evita ficar inadimplente, o que garante sua participação nos lances e nos sorteios. Achou interessante? Saiba mais sobre o boleto on-line e veja quais vantagens ele traz para o seu dia a dia. Acompanhe!

As vantagens do boleto digital

O boleto digital é uma fatura disponibilizada on-line em vez de ser enviada por Correios. O pagamento da prestação do consórcio ocorre da mesma forma e pode ser feito por internet banking, além de bancos e casas lotéricas. Mais que praticidade, essa opção é válida para pessoas físicas e jurídicas, o que permite gerenciar as parcelas em aberto e verificar aquelas que já estão quitadas.

Por todos esses motivos, o boleto on-line já é uma realidade em muitas empresas. Contudo, ainda existem outros benefícios para o consumidor. Veja quais são eles.

Sustentabilidade

Uma das características do boleto on-line é a preservação do meio ambiente. Como o papel deixa de ser utilizado, pois não há impressão, são economizados 10 litros de água, em média, a cada folha. Ainda existem gastos com tinta e energia elétrica que são ignorados nesse modelo digital.

Praticidade

O boleto on-line estará disponível quando você quiser a partir de sua geração. Isso significa que você pode antecipar o pagamento, se assim preferir. Ainda é possível fazer consultas ao histórico e acompanhar a compensação dos pagamentos sem precisar da solicitação à administradora do consórcio.

Redução das filas

As filas enormes para os caixas eletrônicos, lotéricas e bocas do caixa nos bancos deixam de existir quando você usa esse novo formato de boleto. É só quitar a fatura digital pela internet na data do vencimento.

Agilidade no recebimento

A opção pelo boleto on-line permite que você obtenha uma segunda via quando quiser ou precisar. Além disso, o recebimento costuma chegar pelo seu e-mail ou ser disponibilizado em uma plataforma específica. Assim, é impossível extrair a fatura.

Do mesmo modo, essa é uma vantagem em casos de greves dos Correios, problemas na entrega etc. Isso porque você deixa de esperar o recebimento em casa e tem acesso à fatura da mesma forma.

Comunicação facilitada com a administradora

O boleto digital está disponibilizado em uma plataforma da própria administradora do consórcio e ali estão os meios de contato com a empresa. A partir desses canais, você tira suas dúvidas, emite uma segunda via sem precisar de intervenção da equipe e realiza várias outras funções.

Mais que isso, recebe uma mensagem no celular todos os meses com o código de barras para pagamento da prestação. Assim, torna-se muito mais fácil lembrar de honrar o compromisso.

Os cuidados no pagamento do boleto digital

O pagamento do consórcio por meio de fatura on-line é vantajoso, mas também exige alguns cuidados para evitar imprevistos. Ainda que o sistema seja muito seguro, você deve adotar algumas boas práticas para ser mais eficiente nesse processo. O que fazer? Veja as dicas abaixo!

Uso do código de barras para fazer o pagamento online ou no caixa eletrônico

O código de barras será disponibilizado por SMS e também pelo sistema do consórcio. Com ele, você pode fazer o pagamento no caixa eletrônico, no internet banking e até nas lotéricas, desde que o colaborador aceite. Caso tenha conseguido uma segunda via e impresso a sua, pode levá-la até a instituição financeira e quitar o valor da mesma forma.

Emissão de segunda via ou pagamento no caixa do banco após o vencimento

O sistema do consórcio oferece a segunda via, que deve ser retirada em caso de atraso no vencimento da fatura. Nesse caso, o novo boleto será gerado com a correção dos valores, que incluem encargos e multas por atraso, e uma nova data de pagamento — geralmente, a do dia em que a nova versão do documento foi emitida.

Com o código de barras novo, você pode fazer o pagamento da mesma forma: por lotéricas, internet banking ou caixa eletrônico. Apenas se certifique de que todos os dados estão corretos e garanta que o site é o da própria administradora a fim de não ser vítima de um golpe.

Atenção aos prazos de compensação

Os boletos são sempre compensados no período noturno. Isso significa que o pagamento pode ser feito das 7h ou às 22h, pois o processo será realizado somente na virada da noite. Quando o dia da quitação é útil, é feito no mesmo dia. Se for em um fim de semana ou feriado, somente no próximo dia útil.

Saber essa informação ajuda a se programar melhor e a evitar a inadimplência ou até mesmo a perda de um sorteio. Lembre-se de que consorciados com parcelas em atraso não podem participar.

A Bamaq agora usa o boleto digital

A Bamaq Consórcio optou por oferecer o boleto on-line devido a uma demanda dos consorciados. Em busca de inovação e de mais praticidade aos participantes, a fatura digital passa a ser disponibilizada para que você resolva todas as suas necessidades direto pelo computador ou celular.

Assim, você deixa de precisar da Bamaq para saber o motivo pelo qual sua fatura não chegou, como efetivar o pagamento em dia etc. Junto a isso, a busca por mais sustentabilidade foi outro motivador. Assim, é reduzido o consumo de papel e os participantes dos grupos acessam os boletos a partir de qualquer lugar e a qualquer hora por e-mail.

A mudança já está em andamento e você pode começar a aproveitar mais essa facilidade. Para garantir o envio correto da fatura digital, atualize seus dados cadastrais no sistema. O resultado será mais comodidade e facilidade para o seu dia a dia.

Entendeu por que vale a pena optar pelo boleto digital? Com essa ferramenta, você tem a chance de acompanhar a sua cota de consórcio, verificar os pagamentos pendentes, conferir os que já foram efetuados e mais. Então, que tal aproveitar essa praticidade?

Aproveite e saiba mais sobre essa modalidade de aquisição de bens com este guia prático com tudo que você precisa saber antes de entrar em um consórcio.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.