Aposentadoria tranquila: como o consórcio pode me ajudar?

No Brasil, contar com a Previdência Social para ter uma aposentadoria tranquila não é um bom plano, mesmo porque somente conseguir a aposentadoria já é um processo demorado e que às vezes esconde surpresas desagradáveis. Por exemplo, ao fazer o pedido pode-se descobrir que ainda são necessárias mais contribuições ou que o benefício será bem menor do que o esperado.

Assim, o legal é se pensar no assunto desde já para, quando o momento chegar, você poder vivê-lo com conforto e tranquilidade. Para isso, o consórcio é um bom aliado, que ajuda a atingir objetivos de longo prazo e construir uma boa realidade para o futuro distante.

Quer saber como? Leia o post até o fim e veja sete maneiras de utilizar consórcios para garantir uma boa aposentadoria.

Acúmulo de patrimônio

Ter patrimônio acumulado ajuda em uma aposentadoria tranquila tanto pela possibilidade de uso dos bens quanto pela liquidez — a capacidade de convertê-los em dinheiro se for necessário.

Atingindo tal objetivo, além de poder contar com bens no momento da aposentadoria, o proprietário acaba arcando com menos custos justamente na época da vida em que menos gera renda. Por exemplo, o aposentado que já possui um carro não tem prestações a pagar mês a mês para poder usá-lo, além de ter autonomia total para vendê-lo, se precisar.

O mesmo ocorre com um imóvel, em geral um bem consideravelmente mais caro que veículos. É claro que a manutenção exige gastos, mas estes ficam abaixo dos valores necessários à compra de tal bem.

Aquisição de baixo custo para o presente

Fazer compras, investimentos ou poupar para ter uma aposentadoria tranquila pode impactar em muito nas finanças do tempo presente.

Porém, as prestações de um consórcio são mais baixas do que as de financiamentos de imóveis e veículos. E também demandam menos investimento do que é comumente pedido para realizar aplicações financeiras com retorno relevante.

Ou seja, o consórcio é uma maneira de investir bem agora sem que a atual renda seja fortemente impactada. É também uma forma de garantir o retorno futuro com maior segurança do que o investimento em outros produtos, como as aplicações.

Ganho de renda antes ou durante a aposentadoria

O acúmulo de patrimônio pode ter como característica a posse de bens com sobras. Por exemplo, se alguém financia um imóvel próprio para morar no curto prazo ou já o possui e adquire um consórcio que permita a compra de outro em longo prazo, ocorre uma sobra.

Neste caso, o imóvel não escolhido para morar pode ser locado e gerar renda para o proprietário. Também, o segundo imóvel, após algum tempo e valorização, pode ser vendido e gerar lucro considerável.

Ter bens por si só já é algo que facilita em muito a vida de qualquer aposentado. Aliar isso à possibilidade de ter uma renda fixa adicional torna essa fase da vida ainda melhor e financeiramente mais serena. 

Garantia de poupança

Não mexer em uma parte da renda, seja poupando-a no banco ou por investimentos em aplicações financeiras, pode ser difícil. É muito mais fácil garantir uma poupança que não pode ser mexida ou liquidada a qualquer tempo, caso dos consórcios, como é a maioria das opções existentes.

Para desistir de um consórcio e obter o dinheiro de volta o consorciado precisa rescindir seu contrato, o que demanda todo um processo, não apenas realizar um saque. Além disso, existem mensalidades a serem pagas todo mês, o que incentiva o consorciado a aportar valores em sua poupança.

Logo, o consórcio é uma maneira de o próprio adquirente conseguir formar uma poupança para si — muitas vezes com valores mensais que são gastos sem perceber e sem necessidade. O compromisso com fazer o pagamento mensalmente muda a mentalidade de “se sobrar no fim do mês, eu guardo”.

Diversificação de investimentos a longo prazo

Uma das boas práticas de investidores, para os mais diversos tipos de opções, é diversificar as aplicações. Isso reduz os riscos de qualquer investimento, gera mais fontes de renda, ajuda a atingir metas distintas e dá possibilidades financeiras e patrimoniais diversas.

Qual é a relação disso com a aposentadoria? Consórcios são investimentos de longo prazo e que pesam pouco no bolso do consorciado se ele escolher uma opção bem ajustada às suas finanças.

Logo, é possível iniciar com um consórcio e durante a vida adquirir outros. Então, quando a aposentadoria chegar, por exemplo, a seguinte carteira de bens pode estar à disposição pelas contemplações realizadas:

  • um imóvel para moradia e pelo menos mais um para locação, venda ou herança;
  • um carro para uso e outro à venda ou para dar ao filho;
  • valor de carta de crédito em conta para tranquilidade financeira e uso, como em viagens.

A forma de fazer isso é relativamente simples: conforme a vida profissional ocorre é natural que as pessoas cresçam nela e aumentem a renda. Assim, com o tempo, o consorciado pode adquirir mais consórcios que caibam no bolso e com diferentes contemplações.

Garantia de conforto para uma aposentadoria tranquila

A definição de conforto muda entre uma pessoa e outra, mas alguns critérios são gerais, como:

  • ter casa própria;
  • ter casa de férias em praia ou serra;
  • ter condições de viajar;
  • ter dinheiro disponível para plano de saúde e outras possíveis despesas médicas em momento no qual o corpo está mais suscetível a doenças;
  • ter veículo para não enfrentar as dificuldades que o transporte público impõe.

A diversificação de consórcios antes do período da aposentadoria, como mostramos acima, ajuda a garantir que se tenha tudo isso após décadas de trabalho.

Constituição de herança para os filhos

É comum que pais e mães queiram deixar herança para seus filhos, o que normalmente é mais difícil de começar a fazer em época de aposentadoria.

Por outro lado, se a busca de tal objetivo for feita anteriormente fica mais fácil e leve aposentar-se com ele já atingido e passar mais tranquilamente por essa fase da vida.

Percebeu como, de formas distintas e independentemente de seu perfil ou de suas metas, o consórcio pode ajudá-lo a ter uma aposentadora tranquila e confortável? Então, entre em contato conosco e comece agora a construir a sua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *