As melhores marcas de carro que você precisa conhecer

Certos produtos sempre caem no gosto dos consumidores e, mesmo que eles tenham muitos concorrentes semelhantes, ainda levam vantagem na hora da compra. Isso acontece pela qualidade, o atendimento oferecido, os serviços prestados, entre vários outros fatores.

O mesmo acontece com modelos de veículos aqui no Brasil. Algumas montadoras se destacam pela qualidade e confiabilidade, enquanto outras ganham mercado pela popularidade e facilidade na revenda. Juntando tudo, podemos chegar a uma lista com as melhores opções e ajudar você a fazer a escolha certa.

Pensando nisso, resolvemos elaborar este artigo para falar sobre as melhores marcas de carro, o que elas têm de tão atrativo e por que podem ser uma boa opção para você. Confira!

Marcas de carro com revenda no Brasil

De alguns anos para cá, muitas marcas entraram no país e tornaram o mercado mais competitivo. Isso fez com que as montadoras investissem mais em diferenciais para conquistar o gosto do público. Conheça nos tópicos a seguir algumas delas e as vantagens que oferecem.

Chevrolet

A Chevrolet é uma das montadoras que mais vendem carros no Brasil e já conquistou a preferência dos consumidores — passando na frente até da FIAT, que, por muitos anos, foi uma das maiores escolhas no mercado nacional.

A facilidade na venda dos carros dessa marca se dá, principalmente, pela baixa depreciação e pela eficiência no gasto de combustível, além de serem considerados produtos de boa qualidade. 

Volkswagen

Um dos grandes atrativos dos carros da Volkswagen, como o Gol, é a manutenção mais em conta para os veículos. Além disso, muitos modelos garantem motores com ótima potência.

Um contra a respeito dos automóveis é a taxa de depreciação, que costuma ser um pouco maior que a dos concorrentes.

FIAT

A FIAT é muito conhecida pela popularidade dos carros, o que se deu pelo fato de a manutenção dos veículos ser bem mais em conta do que a dos concorrentes. Além disso, a facilidade de revender alguns modelos, como o Palio, é muito grande.

Isso também chama a atenção de quem gosta de trocar de carro de tempos em tempos — visto que ninguém quer um veículo que vai ficar parado na garagem depois de alguns anos, não é mesmo?

Honda

A Honda tem ganhado bastante mercado no Brasil e um dos pontos que ajudaram nisso é a baixa depreciação dos veículos da marca. Um bom exemplo disso é o HR-V, que tem a menor taxa de depreciação do país — com cerca de 9% ao ano.

Outros dois pontos que também chamam muita atenção dos consumidores é a qualidade dos automóveis e a economia de combustível de alguns modelos.

Toyota

O grande diferencial da Toyota é o fato de muitos modelos contarem com a menor manutenção, além de baixa depreciação. O Corolla, por exemplo, que é um dos modelos mais vendidos, tem uma taxa de depreciação de cerca de 9% ao ano.

Outros pontos de destaque são:

  • qualidade;
  • design atraente;
  • confiabilidade;
  • vida útil dos veículos;
  • economia de combustível.

Ford

A Ford oferece veículos com bom desempenho, qualidade (garantida por testes de estrada e confiabilidade) e uma performance satisfatória, assim como a Chevrolet e a BMW. Os modelos mais vendidos são o Ka e o EcoSport.

Outros atributos que chamam atenção nos carros da montadora são:

Tesla

A Tesla, apesar de ainda não ser tão conhecida no mercado, se destaca pela economia de combustível. Vale a pena chamar atenção para o Tesla Model S, o carro elétrico que atraiu olhares ao combinar um desempenho livre de gás ao luxo. 

Ranking das melhores marcas de carro em 2017

A J.D. Power elaborou um ranking com a avaliação de 3.700 proprietários de carros zero-quilômetro de 15 marcas diferentes. Na análise, foram usados 5 atributos diferentes. Confira, a seguir!

Entrega do veículo

Considera a pontualidade, as condições do carro e o atendimento da equipe.

Negociação

Nesse quesito, foram levantados pontos como:

  • clareza nas explicações dos vendedores;
  • facilidade de chegar a um preço final;
  • preço justo;
  • facilidade de pagamento;
  • agilidade na liberação da documentação.

Test drive

Nessa categoria, foram considerados o atendimento do vendedor, a disponibilidade para agendar o teste e o trajeto percorrido.

Instalações da concessionária

Os atributos considerados nesse quesito envolveram:

  • localização;
  • horário de funcionamento;
  • aparência;
  • conforto;
  • variedade e facilidade de ver o estoque.

Vendedor

Os profissionais das concessionárias também entraram na avaliação. Os critérios utilizados foram:

  • conhecimento sobre os veículos;
  • honestidade;
  • cumprimento dos compromissos assumidos;
  • entendimento das necessidades dos clientes;
  • atenção com os clientes.

Os resultados do levantamento feito com os brasileiros proporcionaram o seguinte ranking (considerando uma pontuação com escala de 1.000 pontos):

  1. Hyundai — 819 pontos;
  2. Toyota — 814 pontos;
  3. Ford — 810 pontos;
  4. Kia — 803 pontos;
  5. Nissan — 802 pontos;
  6. Chevrolet — 794 pontos;
  7. Honda — 792 pontos.

Nessa pesquisa, as montadoras com menor pontuação foram: Renault (com 774 pontos), Citroen (com 773 pontos) e FIAT (com 768 pontos).

Isso quer dizer que, ainda que a italiana seja bem popular por aqui, ela deixa a desejar em muitos quesitos — que, certamente, influenciam na satisfação dos consumidores.

Ranking dos veículos mais vendidos em 2017

A Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) elaborou um ranking com as montadoras que mais venderam veículos em 2017. Veja quais são elas:

  1. Chevrolet — 394.099 unidades;
  2. FIAT — 291.324 unidades;
  3. Volkswagen — 272.079 unidades;
  4. Ford — 206.746 unidades;
  5. Hyundai — 201.955 unidades;
  6. Toyota — 189.974 unidades;
  7. Renault — 167.014 unidades;
  8. Honda — 131.086 unidades;
  9. Jeep — 88.185 unidades;
  10. Nissan — 78.817 unidades.

Existem diversas opções no mercado, desde modelos mais simples até os mais luxuosos, que atendem aos mais variados gostos e necessidades dos consumidores. Apesar de as melhores marcas de carro serem bem avaliadas por atributos como qualidade, eficiência no gasto de combustível, preço, manutenção e depreciação, a decisão de qual modelo comprar depende mais das necessidades e objetivos de cada cliente. 

E você, qual marca prefere? Quais quesitos levaria em consideração na hora de adquirir um veículo? Compartilhe este post nas suas redes sociais e deixe que mais pessoas conheçam essas avaliações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *