Carros de luxo seminovos: 5 provas de que é uma ótima compra

Qual apaixonado por carros nunca sonhou em dirigir um daqueles modelos de luxo? Veículos importados (e de alto custo) fazem sucesso no Brasil, mas, muitas vezes, não saem dos devaneios de quem continua comprando as versões populares. Uma alternativa para transformar isso em realidade é investir em carros de luxo seminovos.

Você sabia que pelo preço de um veículo zero-quilômetro de marcas mais tradicionais é possível se tornar proprietário de modelos ousados? Esse é um dos grandes benefícios de adquirir veículos usados. A desvalorização do tempo, nesses casos, deixa de ser uma vilã e passa a agir em seu favor.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira as informações que trouxemos neste post e comece a acreditar nos seus sonhos!

Quais são as vantagens de adquirir carros de luxo seminovos?

1. Bons preços

Como dissemos, um dos pontos mais relevantes ao considerar a compra de um seminovo é o valor. A indústria automobilística enfrenta grande depreciação. Ao sair da concessionária, o preço do carro novo já decai significativamente. Esse fator prejudica os proprietários de veículos zero-quilômetro, pois, com isso, recebem menos dinheiro na revenda.

Já para quem compra os modelos usados, esse é um aspecto positivo. Afinal, você pode adquirir um carro praticamente novo por um preço bem abaixo do praticado pelas lojas. Quando falamos de modelos de luxo, essa diferença é ainda mais relevante — imagine uma economia de mais de R$50 mil em relação ao veículo zero.

2. Economia em impostos

Além de pagar menos nos carros de luxo seminovos, o proprietário aproveita grande economia, também, em relação às taxas de um veículo novo. Não é necessário, por exemplo, pagar por emplacamento ou pela emissão de documentos. Em alguns casos, você pode aproveitar promoções que garantem o pagamento de IPVA e de outras taxas.

Assim, as vantagens de comprar carros usados só aumentam. Em geral, esses veículos vêm com acessórios já instalados, fazendo com que você também minimize os gastos nesse aspecto. Dá para ter um modelo mais completo pagando menos.

Fique atento apenas às obrigações em relação à transferência de propriedade do veículo. É preciso pagar taxas do Detran e, em algumas lojas, um valor para despachante. Além disso, busque saber sobre pendências em relação a impostos, multas e DPVAT, que é o seguro obrigatório.

3. Baixa quilometragem

Essa não é uma característica de todo o mercado de seminovos. Entretanto, é bastante comum quando se trata de veículos de luxo. As pessoas que costumam comprar esses modelos não têm interesse em passar muitos anos com o mesmo automóvel. É normal que elas troquem de carro a cada um ou dois anos, comprando marcas ou versões mais modernas.

Dessa forma, a maioria dos seminovos de luxo disponíveis tem baixa quilometragem. É possível encontrar veículos com menos de 10 mil quilômetros rodados. Imagine o privilégio de pagar mais barato devido à ação da desvalorização, sem que, de fato, o carro tenha passado por tanta depreciação assim.

4. Bom estado de conservação

Aliada à baixa quilometragem, é muito comum que os carros de luxo seminovos estejam em ótimas condições de funcionamento. Como a maioria dos modelos tem pouco tempo de uso, as peças e sistemas do veículo ainda funcionam muito bem.

Donos de modelos mais caros não têm o hábito de economizar em manutenções. Por isso, você pode contar com a garantia de que o carro passou por todas as revisões corretamente. É claro que é importante se certificar dessas informações: cheque os carimbos no manual do fabricante e, se possível, converse com o antigo dono sobre o assunto.

5. Possibilidade de testar a marca

Nós concordamos que comprar um carro de luxo zero-quilômetro é um grande passo, não é mesmo? Por conta disso, muitas pessoas decidem adquirir um veículo seminovo para testar a marca ou o modelo sem precisar desembolsar um grande valor logo de início. Assim, essa é outra vantagem de adquirir carros usados.

Também é uma forma do consumidor aproveitar o estilo, o desempenho e o conforto desses carros por um preço mais baixo. Essa experiência pode fazer com que ele se torne fiel à marca no futuro e até adquira um carro zero da próxima vez. Logo, é uma maneira de ter mais segurança na marca e testar se ela corresponde às suas necessidades.

Como fazer essa compra?

As orientações para adquirir carros de luxo seminovos são muito semelhantes às de compra dos demais veículos usados. É importante procurar bastante e colher informações sobre o estado do carro. Checar o histórico de revisões e levar um mecânico de confiança para avaliar a situação do automóvel são atitudes interessantes.

Além disso, veja se está considerando os modelos que se adequam às suas expectativas. Uma dica é procurar opiniões sobre eles na internet e conversar com pessoas que tenham a versão escolhida ou que trabalhem na área de vendas. Procure saber sobre aspectos como conforto, consumo de combustível e revisões necessárias.

Não compre um carro sem fazer o teste drive e saber como se sente dirigindo. Fora toda a experiência de guiar um carro de luxo, analise o desempenho do modelo e verifique se todos os itens estão funcionando perfeitamente. Observe também a existência de acessórios que valorizam o veículo.

Alguns cuidados são necessários em relação à aquisição do carro. Você não deve considerar apenas o preço do veículo nas suas possibilidades financeiras. É preciso incluir no orçamento os custos com combustível, manutenção, impostos e seguros. Lembre-se de que todos eles são um pouco maiores para carros de luxo.

Não é aconselhado, por exemplo, usar gasolina comum. Em relação às taxas de impostos e seguros, o governo e as empresas também costumam cobrar mais caro de quem é dono de um veículo de luxo. E, claro, as peças desses carros custam mais do que as fabricadas para modelos populares.

Tudo isso não impossibilita a realização do seu sonho, mas exige que você tenha atenção com as suas finanças. Uma forma de planejar essa compra sem impactar o orçamento familiar é fazendo um consórcio. Assim, você reserva um dinheiro mensal para isso e não corre o risco de se desequilibrar financeiramente.

Agora você tem informações suficientes para considerar a compra de carros de luxo seminovos. Se esse é o seu grande objetivo, não vale a pena desistir no meio do caminho. Planeje-se e se esforce para conquistar esse desejo.

E então, gostou deste post? Compartilhe-o em suas redes sociais e converse com seus colegas sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *