Casa com carro na garagem: saiba como realizar este sonho

 

Casa com carro na garagem é o sonho mais tradicional dos brasileiros. Mas, com as incertezas no cenário político e econômico do país, muitos deles tiveram que adiar essa conquista.

Na verdade, não precisa ser assim. Mesmo em um momento financeiramente delicado como o atual, é possível realizar esse sonho. Tudo vai depender do planejamento, das estratégias que usar e, claro, de um pouco mais de dedicação.

Abaixo, listamos as 7 melhores dicas de como fazer isso com sucesso e realizar as aquisições com tranquilidade, sem gerar dívidas. Afinal, a estabilidade financeira da família não pode ser perdida no caminho. Confira!

1. Comece economizando

Sabe aquela saída com os amigos toda semana, o almoço em um restaurante de luxo ou a compra de coisas que você em precisa de verdade? Tudo isso pode ser cortado ou reduzido.

Troque o encontro semanal por um quinzenal ou mensal, passe a almoçar em restaurantes mais simples e pense bem se realmente precisa daquilo que deseja comprar. Você vai ficar surpreso com o quanto pode economizar sendo mais racional e estratégico nos seus gastos.

Além disso, economize em casa, fazendo um esforço para reduzir o consumo de energia elétrica — na internet existem diversas estratégias para isso. Outras economias podem ser adotadas analisando o seu histórico de despesas. Assim fica fácil adotar estratégias para reduzir uma por uma.

Ao fazer isso, você pode ter uma economia de 10 a 50% de toda a sua renda. Incrível não acha?!

2. Tenha novas receitas

Depois de adotar as melhores estratégias de redução de despesas, que tal aumentar a sua renda? Isso mesmo: você pode ganhar mais, mesmo sem ter um aumento no salário.

Provavelmente você tem muitas habilidades que podem ser transformadas em trabalho extra. Aliando isso a um tempo livre que tem no seu dia a dia, você pode criar uma fonte de renda complementar.

Por exemplo: digamos que você seja expert no segmento de finanças pessoais. Passe a oferecer um serviço de consultoria a pessoas que desejam ter estabilidade financeira. Essa é apenas uma ideia. Você pode ser criativo e inovar — e a internet está aí para ajudar você. Então, aproveite suas horas vagas, coloque as suas habilidades em prática e ganhe dinheiro com isso.

3. Faça uma poupança

Se você aliar as estratégias de redução de despesas com uma renda extra, trabalhando nas horas vagas, poderá ter uma boa sobra de dinheiro no final de cada mês. Agora é hora de saber o que fazer com esse dinheiro. Antes, abra uma conta poupança e deposite lá as suas economias.

Os juros pagos não são um dos melhores, mas cobrem a inflação e ajudam a manter o poder de compra do seu dinheiro enquanto planeja uma estratégia de aquisições. Além disso, não há nenhuma restrição para o acesso ao dinheiro, dando a liberdade que você precisa para depositar e sacar qualquer valor, a qualquer momento, sem problemas.

Mas aqui vai uma dica importante: a menos que tenha uma emergência, evite sacar. Apenas deposite!

4. Escolha o imóvel ideal

Enquanto acumula dinheiro na poupança para comprar a sua casa com carro na garagem, vá planejando a aquisição deles. O primeiro passo é considerar a localização que deseja morar. Depois, avalie o número de quartos necessários, vagas de garagem, quintal ou varanda, estrutura etc.

Não se esqueça de avaliar os custos de aquisição e manutenção. Por exemplo: necessidades de reforma, segurança, taxas e impostos (IPTU, condomínio, taxa de marinha etc.). Considere tudo isso para saber exatamente quanto precisará desembolsar para realizar esse sonho.

5. Procure o carro perfeito

Outra pesquisa importante e que você pode ir adiantando é a descoberta do veículo ideal. Você já sabe qual carro deseja ter? Acredite, nem sempre o veículo com o qual você sonha é o mais perfeito.

Para decidir o modelo, primeiramente você deve pensar na forma como irá usá-lo. Será um carro só para o transporte da família, para o trabalho, ou que concilie as duas opções? Lembre-se de que o modelo deve ser adequado às suas necessidades reais.

Depois, analise a relação custo-benefício. Algumas marcas e modelos deixam a desejar nesse requisito, e você precisa tomar muito cuidado para evitar cair em armadilhas.

O ideal é que você pesquise um veículo que equilibre bem o consumo de combustível com a potência, o custo de manutenção com o conforto e tecnologias embarcadas etc.

Consulte um mecânico de confiança para te ajudar nessa tarefa. Você também pode ver a opinião de testadores no YouTube, por exemplo.

6. Planeje as aquisições

Agora que você já tem um plano para escolher o imóvel ideal e o carro perfeito, chegou a hora de planejar as aquisições dos seus sonhos. O primeiro passo é analisar quanto você pode juntar por mês e fazer uma projeção futura de seus rendimentos.

Ou seja, se você tem uma média de R$ 1 mil por mês de economias juntadas, qual montante pode acumular a cada ano? É bom ter essa informação, pois, quando você souber os preços do imóvel e do carro, saberá exatamente quando poderá adquiri-los.

Outra questão importante do planejamento é a forma de pagamento escolhida. Sendo assim, procure fugir do financiamento. Nessa modalidade você acaba pagando quase duas vezes o valor do bem e, quando terminar de pagar as parcelas, possivelmente o valor dele não será mais o mesmo do momento da aquisição.

7. Faça consórcios

Você sabia que pode comprar bens com o valor à vista, mas dividido em parcelas suaves? Isso só é possível no consórcio. Aliás, essa é uma das melhores formas de pagamento, quando se trata de aquisições planejadas de bens de alto valor.

Então, na medida em que você economiza, pode ir pagando as parcelas para ser contemplado no final com o carro e a casa dos seus sonhos. Nessa modalidade, o seu dinheiro não perde o poder de compra, e o bem pode ser acessado antes mesmo do prazo final para a contemplação.

Por meio de sorteios realizados semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, você pode ser um dos contemplados e antecipar seu sonho. Para melhorar, você pode utilizar parte do dinheiro juntado com as economias e dar um bom lance para aumentar as suas chances de ser contemplado.

Realizar o sonho da casa com carro na garagem é possível e mais fácil do que você imagina. Como visto, tudo vai depender da sua força de vontade e de algumas estratégias. Para potencializar o seu plano, exija o envolvimento de todos os integrantes da sua família nele. Afinal, todos serão beneficiados com as aquisições realizadas.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e ajude-os também a realizarem os seus sonhos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *