Como evitar fraude em consórcio? Saiba como se proteger!

Para quem deseja adquirir um bem de valor sem arcar com os altíssimos juros dos financiamentos, o consórcio é a melhor opção. Nessa modalidade, o consorciado entra em um grupo, paga as parcelas e aguarda a contemplação. Ao ser contemplado, recebe a carta de crédito, documento que possibilita a aquisição do bem. Todo esse processo é gerenciado por uma administradora.

Regulado pelo Banco Central, o mercado de consórcios é bem consolidado no Brasil. No entanto, pessoas mal-intencionadas podem se aproveitar desse sistema para aplicar golpes e fraudes, que trazem diversos prejuízos às vítimas.

Elaboramos este post com o objetivo de informar você sobre os golpes mais comuns e ensinar medidas simples para fugir das fraudes em consórcio. Continue a leitura e saiba mais!

Os principais golpes aplicados em consórcio

O primeiro passo para evitar os golpes é entender como eles funcionam, pois assim será mais fácil identificar situações irregulares. Conheça, a seguir, os 3 tipos mais frequentes.

Golpe da carta de crédito contemplada

A compra de uma carta já contemplada é um tipo de transação autorizada pelo Banco Central, mas deve ser realizada com o intermédio de uma administradora confiável e pode incluir custos adicionais. Caso contrário, o golpista oferece uma carta com crédito imediato, com condições normalmente fora da realidade do mercado.

A vítima, acreditando que vai economizar tempo, deposita uma taxa de transferência mesmo sem possuir a cota do consórcio. Depois disso, o golpista corta qualquer forma de contato e desaparece, deixando o prejuízo.

Para não cair nesse tipo de golpe, desconfie de ofertas milagrosas, exija documentos comprobatórios e registre toda a negociação em papel. Além disso, entre em contato diretamente com a empresa sobre a existência e possibilidade de transferência da cota.

Golpe do “contemplou, quitou”

O consórcio é um exemplo de economia colaborativa, ou seja, um grupo de pessoas que compartilham seus recursos visando a aquisição de bens em comum. Então, mesmo após receber a carta de crédito, você deve continuar pagando suas parcelas.

Sendo assim, se alguma empresa prometer que a contemplação quitará automaticamente suas dívidas com o consórcio, tenha atenção! Com certeza, é uma fraude. Verifique se o representante que está em contato com você é autorizado por uma administradora confiável.

Consórcio inexistente ou não autorizado

Outra estratégia dos golpistas é inventar empresas de fachada a fim de vender cotas de consórcios que não existem ou não estão autorizados.

Tenha atenção quando a administradora solicitar pagamento adiantado em troca de algum benefício e sem que isso esteja incluso no contrato.

Previna-se conferindo a lista de instituições autorizadas pelo Banco Central e, em caso de dúvidas, consulte também a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC).

Como evitar fraude em consórcio

Agora que você já conhece os principais golpes aplicados, veja alguns truques para reduzir suas chances de se tornar uma vítima de algum deles.

Pesquise sobre a administradora

Reunir informações sobre a administradora é uma etapa fundamental para garantir seu sucesso. Primeiramente, confirme se a empresa é autorizada pelo Banco Central e se é associada à ABAC. A consulta pode ser feita através do site das instituições.

Se o resultado for positivo, avance pesquisando o histórico da organização: os anos de tradição no mercado indicam credibilidade e segurança.

Por fim, entre em contato direto com a administradora por meio dos seus canais de comunicação se quiser testar o atendimento, assistência e suporte que ela pode oferecer. Empresas sérias contam com equipes especializadas e treinadas para instruir os consorciados.

Selecione um consórcio adequado ao seu perfil

Existem diferentes tipos de planos de consórcio e cada um deles atende um público diferente. Por isso, é preciso avaliar suas necessidades e condições financeiras para fazer um investimento correto.

Por exemplo, se a meta é comprar um carro, mas a família é pequena e o orçamento é limitado, prefira um modelo mais compacto e econômico. Já se você deseja ganhar dinheiro com consórcio, que tal adquirir um imóvel por um valor menor e depois colocá-lo para locação?

O prazo para alcançar seu objetivo é outro item que deve ser levado em conta — já que quanto mais longa é a duração do consórcio, menores costumam ser as parcelas mensais. Lembre-se: o tempo de espera para sua contemplação também depende da sorte, número de integrantes do grupo e da sua possibilidade de oferecer lances.

Ter todas essas variáveis em mente ajudará você a se manter longe de fraudes em consórcio. Afinal, você terá suas expectativas alinhadas com a realidade do mercado e não será enganado por propostas milagrosas.

Analise o contrato com muita atenção

Grande parte das fraudes em consórcio seriam evitadas se todos os detalhes do acordo fossem especificados em um contrato.

Em vista disso, leia com calma todas as cláusulas. Recomendamos atenção especial aos tópicos que tratam sobre o valor das parcelas, taxas praticadas, regras de contemplação, penalidades e índices de reajustes previstos. Se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar ao seu consultor.

Para conseguir avaliar se o contrato é realmente justo, é necessário ter uma noção dos seus direitos e deveres como consorciado. Por isso, informe-se sobre o que diz a Lei do Consórcio.

Escolha um consórcio de confiança

Portanto, se você quer ter a certeza de que está fazendo um bom negócio, é indispensável optar por uma administradora segura e com boa reputação.

Proporcionar uma experiência positiva aos clientes é um dos principais focos da Bamaq.  Com uma ampla oferta de produtos, a empresa possibilita a compra de itens como carros, motos e caminhões dos principais modelos e marcas (nacionais e importadas).

A equipe de consultores é capacitada e o atendimento é realizado por diferentes canais, a fim de garantir a comodidade aos consorciados e orientá-los sempre que for preciso.

Quer conhecer melhor os benefícios que oferecemos? Então confira os 7 motivos que tornam a Bamaq Consórcio a melhor opção de administradora!

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.