Como ganhar dinheiro com consórcio?

Existem diversas formas de construir um patrimônio e conseguir uma renda extra. Você pode, por exemplo, receber uma herança ou abrir seu próprio negócio. No entanto, há uma alternativa cada vez mais considerada: ganhar dinheiro com consórcio.

Presente no mercado desde a década de 1960, esse modelo de negócio já ajudou milhões de brasileiros a comprarem suas casas e seus veículos. Tanto é que, de janeiro a novembro de 2019, o sistema apresentou recorde de vendas, com alta de 26,1% e R$ 121,5 bilhões negociados, segundo a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC).

Para 2020, as expectativas também são positivas. Então, essa é uma boa hora de fazer dinheiro. Que tal conhecer as oportunidades que o consórcio oferece? Continue a leitura e confira!

O que é e quais são as vantagens do consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra programada que reúne participantes em um grupo com um objetivo comum. É um modelo de economia compartilhada, em que todos fazem uma espécie de poupança conjunta, já que as quantias pagas vão para um fundo comum.

Funciona assim: todo mês um participante é sorteado e tem o direito de receber sua carta de crédito. A contemplação desse documento permite adquirir o bem desejado como na modalidade à vista. Caso as parcelas do consórcio ainda não tenham terminado, elas continuam sendo pagas todos os meses e a administradora efetua o pagamento do bem para o vendedor.

O consorciado pode, ainda, adiantar sua contemplação com um lance. Dessa forma, um percentual da cota é antecipada e isso dá a ele o direito de participar de um processo diferenciado. De modo geral, quem oferecer o maior valor, ganha. Desse modo, a carta de crédito é recebida e pode ser usada antes do participante ser sorteado.

Você já deve ter percebido algumas vantagens do consórcio, certo? No entanto, ainda existem outras. Veja quais são as principais:

  • ausência de cobrança de juros: o consórcio não sofre essa incidência. O participante paga apenas a taxa de administração e alguns encargos, quando for o caso;

  • segurança: a Lei do Consórcio protege a operação e quem participa dela. As empresas atuantes no mercado precisam seguir as regras e ter autorização do Banco Central;

  • atualização de valores: o poder de compra é assegurado devido ao reajuste do preço da carta de crédito. Isso acontece uma vez ao ano para garantir que você possa comprar o bem esperado na hora que quiser;

  • melhoria da negociação: a compra do bem como se fosse à vista traz mais possibilidades de obter descontos e benefícios;

  • planejamento financeiro: a compra do bem é programada e acontece como em uma conta. Ou seja, você repassa a quantia da parcela todos os meses e, ao mesmo tempo, constrói seu patrimônio.

Como ganhar dinheiro com consórcio?

É possível comprar um bem com a sua cota, mas também existem formas para ganhar dinheiro com seu consórcio. Para isso, é preciso saber qual é seu perfil de investidor — considere o que pretende fazer com o valor, o prazo do investimento e quanto tem disponível.

Além disso, é importante conhecer as opções para saber qual delas é a melhor para você. Então, que tal começar a ganhar dinheiro com consórcio? Avalie, a seguir, as oportunidades.

Venda e locação de imóveis

É possível comprar um imóvel por meio do consórcio — e você pode fazer isso quantas vezes quiser. Assim, você consegue adquirir o bem por um valor menor e depois vendê-lo ou colocá-lo disponível para locação.

Nessa situação, você deve adquirir a cota, fazer o pagamento das parcelas até a contemplação e comprar o imóvel. Em seguida, continua pagando as prestações e tem duas possibilidades:

  • vender o apartamento para quitar as parcelas e até abater as restantes;

  • locar o imóvel e usar o dinheiro mensal para pagar as prestações.

Essa é uma opção escolhida por muitas pessoas, que fazem o consórcio de imóvel com a ajuda do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Quando são contemplados, alugam o bem e, com o valor da primeira locação, quitam as prestações e outro consórcio é iniciado.

A modalidade deu tão certo no Brasil que ganhou o nome de aposentadoria imobiliária. Sem os mesmos custos da previdência privada e mais vantajosa que a pública, essa é a saída para milhares de pessoas que querem assegurar uma vida mais tranquila na terceira idade.

Venda de veículos

Esta é outra opção fácil de ser adotada. O foco, nesse sentido, são os veículos, que têm valor mais baixo que os imóveis — portanto, são mais acessíveis. A rotatividade é mais um benefício, já que é possível fazer bons negócios com seminovos.

Você pode usar essa oportunidade para carros e motos. É uma forma de ganhar dinheiro com consórcio bem popular, já que você paga as parcelas com mais rapidez e tende a vender o veículo com agilidade. Para ter ainda mais sucesso com as negociações, vale a pena seguir duas dicas:

  • ter um mecânico de confiança para acompanhar sua compra e evitar problemas nos veículos;

  • quitar as parcelas assim que negociar o automóvel, para transferir para o nome do comprador e iniciar outro consórcio.

É importante considerar que todas essas formas de como ganhar dinheiro com consórcio dependem de uma administradora de confiança. Ao contar com a ajuda especializada, há uma chance maior de seguir as regras e fechar bons negócios.

Agora que você já sabe o que fazer, que tal aumentar seu potencial de sucesso? Veja esse passo a passo e saiba como escolher o consórcio ideal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *