Comparativo: o que é leasing, consórcio e financiamento?

Se você pensa em comprar um automóvel, é provável que já tenha se perguntado: o que é leasing? Será que o consórcio vale a pena? E um financiamento, pode ser a melhor opção? De fato, quem busca adquirir um veículo tem diferentes modalidades de pagamento à disposição no mercado. Assim, antes de bater o martelo sobre a escolha mais adequada, é preciso pesquisar bem e comparar as diversas possibilidades.

Quem faz isso percebe logo que fatores como preço total do bem, tempo para quitação, valores das parcelas, entre outros, mudam bastante entre uma opção e outra. Logo, a pessoa que quer pagar um preço justo pelo carro e, dessa maneira, economizar na aquisição precisa estar atenta para as condições da compra.

Para ajudá-lo a tomar uma decisão bem embasada, a seguir, apresentamos um comparativo entre leasing, consórcio e financiamento. Confira!

O que é leasing?

Leasing, também conhecido como arrendamento mercantil, é uma forma de se adquirir um bem a prazo. Entretanto, na prática, ela se mostra mais parecida com um aluguel. Sabe por quê? Na verdade, nesse caso, o cliente só tem a posse do veículo, ou seja, o direito de usufruí-lo, mas a propriedade fica em nome da instituição financeira que ofereceu o leasing — geralmente um banco.

Assim, quem utiliza um automóvel por meio dessa modalidade deve ter em mente que o documento estará no nome da instituição que ofereceu o serviço, para a qual, no final do contrato, o bem terá que ser devolvido. É bem verdade que também existe a possibilidade de o cliente adquirir o carro por um valor residual previamente combinado em contrato.

Por ser parecido com o aluguel, o leasing se caracteriza pelo pagamento de parcelas por parte de quem usa esse serviço. Comumente, empresas são as que mais utilizam essa modalidade oferecida pelo mercado por não precisarem fazer a aquisição completa do automóvel. No entanto, ela também é utilizada por pessoas físicas.

Nesse caso, por vezes, quem tem a posse do veículo precisa fazer um seguro para garantir que o bem estará em condições de ser devolvido ao final do contrato. O cliente também precisa pagar despesas com contrato e manutenção do carro. Em geral, também não há possibilidade de desconto caso haja antecipação de parcelas. Cabe mencionar ainda que para a compra de automóvel, a duração mínima do leasing financeiro é de 24 meses.

Quais são as vantagens de um consórcio?

Agora que você já sabe o que é leasing, deve querer saber o que ele tem de diferente do consórcio, não é verdade? Nessa modalidade de aquisição, a pessoa programa a compra do bem por meio da adesão a um plano de parcelas mensais fixas — que podem ser 12, 24, 36, 48 vezes etc.

Como há uma grande diversidade de planos no mercado, o comprador pode escolher aquele que mais se adapta à própria realidade. Afinal, quanto maior a duração do plano, menor é a parcela mensal. Desse modo, fazer a compra se encaixar no orçamento se torna mais fácil.

Outra vantagem do consórcio é que o cliente não precisa desembolsar a entrada do veículo, já que o parcelamento é integral. Tal possibilidade torna viável a aquisição, principalmente, para quem não tem condições de tirar uma grande quantia do orçamento de uma só vez sem impactar as despesas básicas da família.

Vale lembrar que o recebimento do veículo pode ocorrer com o sorteio em assembleia de consorciados ou, ainda, por intermédio de lance nesse mesmo evento. Nesse último caso, quem consegue juntar uma quantia considerável — aproveitando, por exemplo, adicional de férias e décimo terceiro salário — pode antecipar a aquisição do bem.

Outro benefício da compra de automóvel por meio de consórcio é a possibilidade de se utilizar até 10% da carta de crédito para o pagamento de despesas, como emplacamento e licenciamento. Como você deve saber, muita gente até consegue juntar dinheiro para comprar um veículo, mas esbarra nos custos para mantê-lo, principalmente no início do uso.

Vale ressaltar ainda que, no consórcio, não há a cobrança de juros, mas apenas de uma taxa de administração devida à instituição que cuida da organização dos grupos, o que inclui a garantia de entrega do bem a todos que estejam adimplentes.

Quando um financiamento é mais indicado?

Se você já foi em um parque de diversões no qual havia muita fila, possivelmente deve ter visto o oferecimento de um bilhete “passe rápido”. Quem o adquire, tem a oportunidade de “pular a fila” e chegar mais rapidamente ao brinquedo. É claro que, para ter esse benefício, a pessoa tem que pagar bem mais caro do que quem opta por esperar, certo?

Quando se trata da aquisição de um automóvel, o financiamento pode ser comparado ao tal bilhete rápido, afinal, a vantagem dessa modalidade é justamente receber o veículo com certa rapidez. Entretanto, o preço dessa velocidade pode custar caro — em alguns casos, quase o triplo do valor original do bem. Tudo isso devido aos juros pagos em um financiamento.

Além disso, a pessoa precisa desembolsar o valor da entrada do carro. Assim, quanto maior for o saldo a ser financiado, maiores tendem a ser os juros e, por consequência, o custo total do veículo. Dessa forma, não é raro acontecer de o valor do automóvel já estar bastante defasado quando a pessoa termina de quitar as parcelas.

Outro empecilho para se comprar veículo por meio de financiamento é a burocracia para se conseguir a aprovação do crédito. Em alguns casos, mesmo com a reunião de toda a documentação, pode demorar meses até que o dinheiro seja de fato liberado.

Então, agora você conhece o que é leasing, bem como sabe as principais características de um consórcio e de um financiamento. Dessa maneira, ao pensar em adquirir um carro, leve em conta os fatores aqui citados e relacione-os com sua realidade particular, de modo a encontrar a opção mais adequada para o seu contexto.

Quer evitar a depreciação características dos veículos 0km e economizar ainda mais na compra do seu próximo carro? Baixe gratuitamente nosso Guia prático: cuidados essenciais na hora de comprar um seminovo e saiba fazer uma escolha com ótima relação de custo-benefício!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *