Compra de máquinas de construção: como garantir uma boa aquisição?

Acertar na compra de máquinas de construção é um passo importante para o empresário que quer alcançar bons resultados e crescer. Por ser um investimento alto, é essencial analisar uma série de fatores, entre formas de pagamento e tecnologias embarcadas.

Enquanto a construção civil se prepara para a retomada o crescimento — com expectativas muito positivas para 2020 — o empresário deve garantir que seus projetos serão realizados com alta qualidade e dentro dos prazos esperados.

Mas o que saber para realizar uma boa aquisição de máquinas de construção? Siga a leitura! Separamos algumas dicas essenciais para que a decisão final seja feita de maneira correta e com foco em resultados.

Como acertar na compra de máquinas de construção

Para se manter competitiva no mercado, uma empresa do ramo da construção deve seguir um ritmo constante de investimentos em atualização de maquinários, sem que isso impacte a sustentabilidade do modelo de negócio.

Até mesmo para crescer (e ser escalável), uma construtora precisa apostar na qualificação de pessoal, reduzir custos e realizar aquisições de maneira planejada — entre vários outros pontos que envolvem a gestão de equipamentos. Aliás, as vantagens de investir em máquinas de construção são inúmeras: permitem desde a redução de custos até o fôlego para crescimento (e conquista de mais clientes).

No entanto, essa não é uma questão que pode ser feita de qualquer jeito. Um bom gestor entende que cada novo passo deve ser acompanhado por uma estruturação de negócio muito segura. Confira como colocar isso em prática!

Planeje a compra com base na demanda

Realizar uma boa administração dos equipamentos na construção civil é o que garante fôlego nas obras. Mas, antes de realizar pesados investimentos em recursos que podem não vir a ser tão necessários, o gestor precisa sincronizar as necessidades dos processos com o cenário real da empresa (e o momento econômico do país).

Os custos para a compra de máquinas são altos. Por isso, otimizar recursos e investir em maquinários adequados para a evolução da obra (e das etapas) em um negócio é o que tende a trazer bons resultados.

O que isso quer dizer? Antes de fechar a compra e dedicar recursos para máquinas e equipamentos que podem não ser tão úteis na obra, avalie com a equipe de engenheiros e mestre de obras o que pode ser realmente útil para as funções necessárias dentro dos seus projetos.

Afinal, o que pode atender melhor as suas demandas? Precisa de uma pá carregadeira ou a versão mini já é suficiente? Nessa hora, saber o que será melhor aproveitado no dia a dia da obra faz toda a diferença.

Busque por tecnologias de ponta

A inovação é um importante pilar na construção civil e permite desde a redução de custos até a otimização de processos dentro da obra, como já falamos no começo deste artigo.

Aliás, a transformação digital tem impactos significativos em todos os setores da indústria. Para a construção, as novidades relacionadas ao controle dos canteiros de obra por meio de recursos digitais e sensores que aumentam a segurança dos trabalhadores garantem mais eficiência nos processos.

Mas ao pensar em máquinas, a tecnologia também é um ponto importante? Claro! Veículos de construção com condução autônoma são possibilidades. Aliás, máquinas automatizadas contribuem de muitas formas no resultado.

Entre as vantagens do uso da tecnologia de ponta na construção civil estão:

  • redução de custos;
  • diminuição no tempo de construção;
  • padronização dos processos e resultados;
  • mais segurança para os trabalhadores;
  • queda no volume de retrabalho.

Procure por fornecedores de qualidade

Mas não basta optar por maquinários modernos e realizar as escolhas mais adequadas para os projetos desenvolvidos pela sua construtora. Existe outro ponto que tem forte relevância no sucesso de uma aquisição: a aposta em fornecedores qualificados e confiáveis.

A compra de máquinas de construção pode ocorrer de maneira planejada — até mesmo porque o planejamento financeiro não pode ser ignorado. Mas, ainda assim, essa aquisição deve ser feita para suprir uma demanda importante para a empresa. Por isso, dar preferência aos bons fornecedores, com boa reputação de mercado, aumenta significativamente a chance de que prazos sejam cumpridos.

Outra vantagem de optar por fortes nomes de mercado é o melhor atendimento em todas as etapas da aquisição. Do momento de pesquisa ao pós-venda, o atendimento para manutenção preventiva ou reparos é melhor em uma boa empresa.

Os fornecedores de qualidade também contam com linhas mais completas e têm melhores ofertas quanto ao pagamento. Isso já é um grande diferencial!

Escolha a melhor forma de pagamento

Uma etapa importante na hora da aquisição de máquinas de construção é a análise das formas de pagamento. Comprometer o orçamento da construtora com compras erradas ou precipitadas, ou mesmo com a escolha inadequada de um plano de pagamento, pode prejudicar a saúde financeira do seu negócio.

Por isso, depois de comprar preços e estabelecer um orçamento para a compra, observe o fluxo de caixa, avalie o cenário da sua empresa e negocie até chegar a forma de pagamento que esteja melhor alinhada às necessidades da sua construtora.

Use o consórcio como forma de aquisição

Para que a compra de máquinas de construção não comprometam o orçamento e a saúde financeira de uma empresa, é primordial que a aquisição seja realizada de maneira planejada. Para tal, o consórcio é uma ferramenta muito eficiente — basta escolher o modelo que mais se adéqua ao perfil do seu negócio.

Por contribuir para o planejamento financeiro, a escolha do consórcio é muito atrativa para o setor da construção. Alguns dos benefícios são:

  • parcelas que se encaixam no orçamento da empresa;
  • patrimônio empresarial atualizado;
  • previsibilidade das aquisições;
  • aumento da competitividade do negócio.

Optar pelo consórcio é uma forma de planejamento empresarial que pode ajudar muito que a sua empresa cresça de maneira relevante. É uma escolha que também funciona muito bem para a compra de veículos pesados.

O que fica claro é que acertar na compra de máquinas de construção é um importante pilar para que o seu negócio mantenha níveis significativos de relevância no setor. Além disso, também ajuda na conquista de melhores resultados.

Avaliar a forma de pagamento, dar preferência por máquinas que têm tecnologia de ponta, analisar a real necessidade da aquisição e aplicar recursos em fornecedores de qualidade são os pontos centrais para que o investimento não vire um problema para a sua empresa. Além disso, é essencial entender o consórcio como um sistema que permite que o seu negócio tenha um maquinário sempre atualizado. Isso é questão de vantagem competitiva!

O que você acha que é primordial para a boa compra de máquinas de construção? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *