Consórcio de imóvel vale a pena? Entenda quais são as vantagens!

O consórcio imobiliário é uma excelente alternativa para adquirir o primeiro imóvel ou ampliar o patrimônio, sem ter que enfrentar a burocracia envolvida em um financiamento. Apesar disso, algumas pessoas ainda não sabem bem como esse investimento funciona e têm dúvidas a respeito dele — principalmente se o consórcio de imóvel vale a pena.

Neste artigo, esclarecemos como funciona esse consórcio, quais são suas vantagens e desvantagens e se esse investimento realmente é uma boa opção. Continue acompanhando a leitura para saber mais sobre o assunto e tomar a melhor decisão para o seu bolso e o seu futuro!

O que é o consórcio imobiliário?

O consórcio imobiliário consiste na reunião de um grupo de pessoas focadas em um objetivo em comum — nesse caso, a compra de um imóvel, aquisição de um terreno, construção ou até mesmo reforma. Elas se dispõem a pagar mensalidades, usadas para formar o chamado “caixa”, que serão usadas posteriormente para a realização de sorteios e contemplação dos consorciados.

Ao ser contemplado, o participante recebe a carta de crédito, que pode ser usada para a compra do bem — seja à vista ou como entrada para um bem de valor superior. Ela é obtida de duas formas diferentes: por meio de sorteio ou lance.

No sorteio, ele pode ser feito tanto pela própria administradora quanto pela Loteria Federal. Ao entrar no grupo, o consorciado recebe um número que será utilizado como referência para identificação. Já o lance funciona como um leilão. Os participantes podem fazer ofertas, e quem tiver o maior valor ganha e recebe a carta de crédito. Nesse caso, o montante é abatido do valor que ainda falta pagar para finalizar o consórcio.

Quais são as vantagens do consórcio de imóveis?

Financiamento ou consórcio de imóveis? Essa dúvida é bem comum e deixa muitas pessoas inseguras em relação à melhor opção. Nos tópicos a seguir, mostramos quais são as vantagens que o consórcio imobiliário oferece.

Não há incidência de juros

Essa é uma das maiores vantagens. Como você não está entrando em um empréstimo (como é o financiamento), significa que as parcelas são pagas apenas com o acréscimo das taxas cobradas pela administradora — para fins de manutenção do grupo. 

Essa taxa é importante também para cobrir possíveis problemas, como inadimplência. Com isso, se algum participante sair antes do prazo ou não conseguir arcar mais com as parcelas, a administradora consegue manter o grupo.

As parcelas cabem no seu bolso

Você sabia que pode adaptar a quantidade de parcelas e os valores a serem pagos à sua realidade financeira? A administradora oferece essa flexibilidade de escolher a opção que seja mais adequada ao seu orçamento — o que significa, na prática, a possibilidade de pagar parcelas menores por mais tempo ou quitar tudo com mais rapidez, pagando mais por isso.

Você não perde seu poder de compra

Geralmente, as parcelas do consórcio são reajustadas de tempos em tempos. O objetivo disso é garantir que a sua carta de crédito mantenha o poder de compra equivalente. Com isso, independentemente de você ser o primeiro ou o último a ser sorteado, terá o valor necessário para adquirir o bem, acompanhando a valorização.

Aumenta o seu poder de barganha na hora de comprar o bem

Com o consórcio imobiliário, você recebe uma carta de crédito com o valor total do consórcio e pode utilizá-la para pagar o bem à vista ou oferecer uma entrada considerável na compra. Dessa forma, seu poder de barganha aumenta consideravelmente, junto com as possibilidades de conseguir um bom desconto para conquistar a sua casa própria.

Você financia o valor total do imóvel

Ao entrar em um consórcio, você financia 100% do valor do imóvel que deseja adquirir, o que não ocorre com o financiamento imobiliário — nele, geralmente é possível conseguir parcelar apenas 80% do valor do bem. Dessa forma, se você não dispõe de uma boa quantia para oferecer como entrada, o consórcio é o melhor caminho.

O custo acaba sendo menor

Como dito, sobre o consórcio, incide as taxas administrativas e o fundo de reserva. Por outro lado, o financiamento vem com juros, taxas e seguros. No fim das contas, o custo de ser um consorciado é muito menor que o de adquirir o empréstimo com o banco. 

Isso é especialmente importante para as pessoas que desejam comprar um apartamento com menos capital ou que querem usar todo o dinheiro disponível para adquirir o imóvel, em vez de gastá-lo pagando juros e outros encargos que consomem parte do montante final.

Quais são as desvantagens do consórcio de imóveis?

Mesmo que exista a possibilidade de você ser sorteado logo nas primeiras oportunidades, o consórcio deve sempre ser considerado como um investimento de médio a longo prazo, visto que também há chances de a sua carta de crédito só sair no término do prazo estipulado. Assim, se você tem pressa de adquirir o bem e precisa se mudar quanto antes, o consórcio não é a opção mais adequada.

Afinal, o consórcio de imóvel vale a pena?

Como você pôde ver, o consórcio imobiliário é bem vantajoso, principalmente quando comparado ao financiamento bancário. Se você quer apostar no investimento em imóveis e não precisa do imóvel de imediato — ou tem dinheiro suficiente para oferecer um lance vencedor —, ele é uma excelente opção.

Só não se esqueça de ler atentamente o contrato e avaliar as particularidades. Também é importante escolher uma administradora que seja autorizada pelo Banco Central, o que é essencial para fugir de possíveis golpes.

Pelas vantagens descritas e por todos os benefícios que você pode obter, é possível perceber que o consórcio de imóvel vale a pena. Desde que você tenha um bom controle sobre o seu orçamento familiar e esteja com uma boa saúde financeira, ele pode ser a melhor alternativa para investir no seu próprio imóvel.

Gostou deste artigo? Quer entender melhor o funcionamento de um consórcio e como é a relação com a administradora? Então, entre em contato conosco, fale com um de nossos consultores e esclareça todas as dúvidas que tem sobre esse assunto agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.