Consórcio para trocar de carro: como conseguir um veículo melhor?

Contratar um consórcio para trocar de carro é uma boa opção para quem procura veículos de boa procedência com excelente custo-benefício. A vantagem é que, nessa modalidade de financiamento, não há aquela cobrança de juros abusivos que bancos e outras instituições praticam.

Quem precisa de um veículo para trabalhar, estudar ou oferecer mais conforto para a família nem sempre tem o dinheiro para comprar o automóvel à vista. Então, comprar parcelado é a única alternativa.

No entanto, antes de comprar um carro, é importante fazer uma boa pesquisa. Dessa forma, você consegue escolher um veículo que atenda às suas necessidades por um bom tempo.

Neste post, vamos explicar como é possível utilizar o consórcio para trocar de carro, como funciona essa modalidade de financiamento e outras informações importantes sobre o assunto.

Como funciona o consórcio para trocar de carro?

O consórcio para trocar de carro funciona da mesma forma do serviço quando a intenção é comprar o primeiro automóvel. Primeiro, você escolhe o valor da carta de crédito, que deve ser o mesmo do veículo que pretende comprar ao término do prazo de pagamento. Então, paga um valor mensal por alguns anos.

O consórcio funciona como uma poupança programada na qual um grupo de pessoas que têm interesse em comprar um carro se junta para adquirir o bem. Então, o valor do carro é parcelado entre o número de integrantes do consórcio.

O valor das parcelas depende do preço do carro, da quantidade de pessoas no grupo e do tempo que vai durar o consórcio. A contemplação ocorre mensalmente, e o beneficiado pode utilizar a carta de crédito para comprar um automóvel novo ou usado, dentro do valor pago e das regras do consórcio.

Como é a contemplação do consórcio?

Quando você contrata um consórcio para trocar de carro, recebe uma carta de crédito com o valor que foi acertado para comprar o veículo que deseja. A contemplação ocorre de três formas diferentes:

  • sorteio: a forma mais comum de contemplação é por meio dos sorteios, que ocorrem mensalmente. Então, todo mês um integrante do consórcio recebe a carta de crédito;
  • lance: quem está com pressa e não quer esperar muito tempo para ser contemplado pode dar lances para receber a carta de crédito mais rápido. O lance funciona como um adiantador de parcelas, e quem oferece o maior valor é contemplado;
  • fim do consórcio: após a quitação de todas as parcelas do consórcio, aqueles que não foram contemplados ao longo da vigência do contrato recebem a carta de crédito.

Vale ressaltar que, ao optar por um consórcio para trocar de carro, você deve ter paciência, pois não há garantia de que será contemplado logo nos primeiros meses.

Como fazer um consórcio?

Há diversas empresas administradoras de consórcio no País. Para contratar o serviço, basta entrar em contato com um consultor ou acessar o site da administradora e fazer uma simulação informando o valor da carta de crédito pretendida e o número de parcelas que deseja pagar.

Para fechar o contrato, é necessário aceitar as condições da empresa e, então, pagar as parcelas mensalmente. É importante não atrasar, pois caso você seja contemplado e tenha mensalidades atrasadas, não recebe sua carta de crédito — e outra pessoa é sorteada no seu lugar.

Quando o consórcio é mais indicado?

Se você tem condições de comprar um carro à vista, não justifica contratar um consórcio. Dependendo do valor do veículo, essa modalidade de pagamento também não é muito vantajosa.

O consórcio é indicado para pessoas que não têm condições de comprar um carro à vista e não querem pagar juros altíssimos de financiamento. Um carro parcelado pode sair até pelo dobro do preço, o que acaba tornando a compra inviável para muitas pessoas.

Quais são as vantagens do consórcio?

Optar por um consórcio para trocar de carro oferece muitas vantagens ao consumidor. Na realidade, essa modalidade é uma forma mais acessível para muitas pessoas comprarem um carro novo ou seminovo de boa qualidade. Veja as vantagens de um consórcio!

Não há cobranças de juros absurdas

Uma das principais vantagens do consórcio é que o consumidor não paga taxas de juros absurdas, como acontece em um financiamento. Claro que há cobranças, como taxa administrativa, de adesão e outras, mas nada que se compare aos valores praticados por bancos e instituições financeiras.

Parcelas flexíveis

O consórcio oferece formas de pagamento bastante flexíveis. Isso porque você escolhe o número de meses em que deseja quitar o consórcio — e isso influencia diretamente o valor das parcelas.

No entanto, é bom ficar atento porque algumas empresas cobram taxas administrativas altas, o que encarece as parcelas do financiamento. Então, antes de assinar o contrato, leia o documento bom bastante atenção.

Permite compras à vista

Quando você é contemplado pelo consórcio, recebe uma carta de crédito no valor integral ao que foi contratado. Então, se você faz um contrato de R$ 50 mil, vai receber a carta nesse valor e terá mais poder para negociar o bem em uma concessionária.

Dessa forma, pode conseguir um bom desconto e comprar um carro melhor do que planejava no início do consórcio. Depois, não vai precisar trocar de veículo tão cedo.

Flexibilidade em caso de desistência

Quando você compra um carro financiado e, por algum motivo, não consegue pagar, existem duas alternativas: vende o carro por um preço abaixo da tabela e repassa o financiamento ou deixa de pagar e perde o bem.

A vantagem do consórcio é que, se você não conseguir pagar, pode solicitar a devolução do que foi pago. O ressarcimento ocorre por meio de sorteios de cotas canceladas.

O consórcio para trocar de carro vale a pena nos casos aqui apresentados e oferece diversas vantagens, como citamos no último tópico. Essa modalidade de financiamento é ideal para quem deseja um veículo mais novo e confortável, mas que não seja um carro de luxo.

As informações deste post foram suficientes para tirar suas dúvidas sobre as vantagens de um consórcio para trocar de carro? Deixe seu comentário!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.