Cota de consórcio: entenda o que ela significa

Graças às vantagens oferecidas pelo consórcio, cada vez mais brasileiros estão realizando o sonho de adquirir bens ou serviços. Trata-se de uma forma de financiamento que se destaca entre as outras modalidades do mercado.

Em muitos casos, o consórcio está sendo utilizado para custear realização de tratamentos médicos, cobrir os gastos de festas de casamento ou aniversário e, até mesmo, quitar outros financiamentos.

Entretanto, muitas pessoas ainda não entendem muito bem o funcionamento do consórcio, sobretudo as questões referentes à cota de consórcio.

Por isso, o objetivo deste artigo é explicar de forma mais detalhada como funciona um consórcio e o que é uma cota. Acompanhe e esclareça suas dúvidas!

O que é uma cota de consórcio?

Vamos responder a essa pergunta com um exemplo simples. Você já sabe que o consórcio é uma modalidade de financiamento na qual um grupo se reúne com o objetivo de fazer uma compra parcelada e programada.

Agora, imagine que você tem uma pequena floricultura e deseja comprar um veículo para iniciar um serviço de entregas. No consórcio, você e as outras pessoas do grupo pagam mensalmente uma parcela que corresponde ao valor do veículo + uma pequena taxa de administração e dividido por um número determinado de meses.

A cada mês a administradora realiza um sorteio para definir qual consorciado será contemplado e contempla outros cotistas por lances, definidos anteriormente em contrato e de acordo com o saldo comum de cada grupo.

Assim, a cota do consórcio corresponde à parte de cada consorciado no valor total financiado. Com o número da sua cota e mantendo as prestações em dia, você terá direito a participar dos sorteios ou poderá fazer lances para tentar adiantar a aquisição dos bens ou serviços.

Quer entender melhor o funcionamento do consórcio? Saiba, agora, como a carta de consórcio pode ser adquirida!

Como a cota de consórcio pode ser adquirida?

Apesar de parecer complicada, a aquisição de uma carta de consórcio é muito simples. Basta o interessado ter mais que dezoito anos e procurar a empresa administradora para fazer sua inscrição no momento em que o grupo de financiamento programado é formado.

A partir de então, o dono da cota passa a ser um consorciado e deve realizar o pagamento das parcelas sempre dentro do prazo estipulado, para ter direito a participar das assembleias mensais nas quais são definidos os membros contemplados.

Mas, e se um consorciado quiser adquirir mais de uma cota no mesmo grupo? O que acontece nesses casos?

É possível adquirir mais de uma cota no mesmo grupo?

Não existe impedimento para que um mesmo consorciado adquira mais de uma cota de consórcio, desde que ele mantenha os pagamentos em dia. No entanto, as aquisições não podem ultrapassar o limite de 10% do número total de cotas ativas no grupo.

Muitas vezes, alguns membros do grupo não conseguem manter os pagamentos em dia ou desistem do consórcio, disponibilizando suas cotas para venda.

Apesar de se tratar de uma situação comum, nunca é demais tomar alguns cuidados ao decidir comprar uma cota de consórcio dessa forma.

É preciso verificar a existência e a formalidade do consórcio junto à sua administradora e conferir a situação dos pagamentos da cota de consórcio em questão. Essas informações podem ser conseguidas na Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) e no site do Banco Central.

Uma vez que você tenha total segurança para fazer a negociação, a empresa do consórcio fará a transferência das cotas.

Como é feita a transferência de cotas?

Somente a administradora pode fazer a transferência de cotas, para garantir que toda a negociação seja feita de acordo com as normas do consórcio, sem prejuízos para nenhuma das partes.

Quem compra uma cota de consórcio por meio da transferência de cotas assume todas as parcelas futuras junto ao consórcio e deve negociar com o ex-consorciado o pagamento das parcelas já quitadas.

A venda de cotas é um dos mitos dos consórcios que precisam ser esclarecidos, especialmente quando se trata de negociações envolvendo as chamadas cotas pré-contempladas.

Continue a leitura para entender melhor essa questão e evitar prejuízos que podem comprometer todo o seu planejamento financeiro.

Como funciona a cota pré-contemplada?

Podemos dizer que uma cota é pré-contemplada apenas em duas situações:

  • quando o consórcio realiza o sorteio antes da assembleia e envia um comunicado para o consorciado avisando que ele foi contemplado e que deve atualizar os pagamentos para que a contemplação seja confirmada;

  • ou quando o consorciado é contemplado por meio do lance feito e tem um prazo para fazer o pagamento do valor oferecido e confirmar a contemplação.

Por isso, fique atento e duvide de qualquer conversa que insinue a contemplação antecipada de uma cota de consórcio que não tenha ocorrido comprovadamente de acordo com uma das duas situações descritas acima.

ATENÇÃO: Ao optar pela compra de uma cota contemplada, você deve garantir a documentação de todas as etapas da negociação com o outro consorciado, verificando junto à administradora a veracidade da contemplação e regularizando a transferência da cota.

O melhor a fazer nesses casos, e sempre que houver dúvidas sobre a aquisição de uma cota de consórcio, é tomar alguns cuidados básicos.

Quais cuidados tomar ao participar de um consórcio?

Embora seja uma decisão repleta de vantagens, participar de um consórcio exige a observação de alguns cuidados, começando por uma boa pesquisa de mercado para escolher uma boa administradora.

Em seguida, você deve avaliar fatores como a situação do grupo, o percentual de contribuição mensal, as garantias após a contemplação e o prazo de duração do contrato, entre outros.

Ao ignorar essas questões, você corre o risco de ver todo o investimento para adquirir o carro dos sonhos ou fazer uma viagem especial ir por água abaixo, além de contrair dívidas que podem comprometer seu planejamento financeiro por um bom tempo.

Para evitar esses problemas, você precisa adquirir o consórcio mais adequado para o seu perfil financeiro.

Agora que você sabe o que é uma cota de consórcio, que tal conferir o passo a passo que montamos para ajudar você a escolher o consórcio ideal?! É muito importante buscar informações para você não cair em uma cilada!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
    Muito obrigado
    Manuela Silva

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.