Decoração de casa: confira 6 dicas para um ambiente mais bonito

Você se mudou e quer deixar seu novo lar do jeito que sempre sonhou? Ou, quem sabe, já mora há algum tempo no imóvel e está precisando renovar as energias com mudanças nos ambientes? Os motivos para modificar a decoração de casa podem ser bem variados, mas o objetivo é o mesmo: deixar tudo do seu jeito.

Afinal, estar em um espaço que reflita a sua personalidade e os gostos da sua família faz toda a diferença. Em consequência disso, todos se sentem mais satisfeitos ao estar em casa, ficam mais à vontade nos ambientes e têm mais prazer ao receber amigos e familiares.

Quer aproveitar tudo isso? Então, tome alguns cuidados essenciais na hora de decorar. Veja nossas dicas e saiba como fazer!

1. Cuide da pintura

O primeiro ponto que merece atenção é a pintura da casa. Se você não estava incluindo esse item na decoração, é hora de mudar de ideia. Algumas pessoas podem pensar que isso faz parte de reformas e mudanças estruturais, mas a verdade é que pintar as paredes causa um grande impacto na harmonização do ambiente.

Muitas vezes, apenas renovar a pintura ou trazer algumas mudanças interessantes nas cores já dá uma nova cara para a decoração de casa. Por isso, o ideal é começar o seu projeto de renovação por aí. Mas aqui vale um cuidado importante: a escolha de cores precisa ornar com suas ideias para os móveis e os objetos decorativos.

Por isso, o indicado é trabalhar com paletas mais neutras, que permitam mais liberdade em relação às cores dos outros itens que compõem o ambiente. Pense bem: abusar de tons fortes nas paredes pode não passar o conforto estético necessário quando você combinar isso com almofadas e objetos coloridos.

Mesmo assim, quem quer ousar na pintura tem algumas opções interessantes. Uma delas é diferenciar uma das paredes do ambiente — é possível pintar de uma cor diferente ou adicionar detalhes, destacando-a das outras. Outro caminho é o uso de papel de parede ou adesivos para adicionar personalidade ao cômodo.

2. Reaproveite itens de decoração de casa

Engana-se quem pensa que é preciso gastar muito para decorar um imóvel. Pelo contrário, existem diferentes maneiras de economizar nesse ponto mantendo seu planejamento financeiro sob controle. Uma delas é evitar muitas compras.

É claro que mudanças na decoração envolvem a aquisição de novos móveis ou objetos. Entretanto, nem tudo precisa ser substituído para dar uma nova energia a sua casa. Muitas coisas podem ser renovadas com pequenas modificações. Às vezes, nem é preciso mexer no item: mudando o local onde ele fica e fazendo uma composição diferente já se consegue um novo espaço.

Por isso, a dica é olhar com atenção para o que você já tem antes de ir às compras. Assim, é possível controlar o consumo exagerado. Fique atento até mesmo a objetos que seriam descartados por não ter a mesma utilidade — um espelho sem uso, por exemplo, pode virar um item de decoração.

3. Utilize almofadas

As almofadas são verdadeiros coringas na decoração de casa. E não é à-toa: elas ocupam pouco espaço, têm baixo custo e apresentam grande versatilidade. Hoje em dia, existem várias empresas que produzem almofadas com cores, texturas e imagens diferentes.

Assim, você pode fazer diferentes composições. No quarto das crianças, algumas almofadas coloridas ou com formatos diferentes completam o tema escolhido. Na sala, é possível utilizar modelos mais clássicos ou ousados, a depender dos seus objetivos. Atualmente, existe até a opção de personalizar a almofada com fotos de sua escolha.

Além delas, outros itens parecidos e que fazer toda a diferença na hora de decorar são tapetes e pufes. Da mesma forma, eles estão disponíveis no mercado com vários estilos. É possível compor ambientes muito diferentes utilizando esses itens.

4. Escolha acessórios com personalidade

Um dos principais objetivos ligados à decoração de casa é expressar seus gostos, certo? Logo, não podem faltar objetos que mostrem sua personalidade. Imagine a satisfação de ver seus amigos ou familiares chegando para uma visita e percebendo que os ambientes têm tudo a ver com você.

Para conseguir esse efeito, é importante primeiro identificar o que você espera da decoração. Ir às compras sem isso em mente não é muito interessante, pois o efeito pode ser adquirir itens que não “conversam entre si”. Desse jeito, a composição não sairia como o desejado.

Uma dica para quem pode gastar um pouco mais é contratar um profissional com experiência em decoração de interiores. Dessa forma, você garante que a sua personalidade seja considerada sem exageros ou erros. Contar com a ajuda de um amigo que tenha gosto estético apurado também pode ajudar muito.

5. Invista em iluminação

Esse é um ponto geralmente muito negligenciado, mas que merece atenção. Você sabia que a iluminação pode dar um charme completamente diferente a um ambiente? Dependendo das escolhas nesse aspecto, é possível destacar um ou outro espaço e gerar muito mais conforto — tanto visual quanto estético.

Então, vale a pena investir nisso. Um passo simples é escolher luminárias interessantes, de acordo com o estilo que você escolheu para o espaço. Além disso, é possível incluir pontos de luz para destacar algum elemento da decoração. Nas lojas você vai encontrar diversas possibilidades interessantes.

6. Aproveite o espaço

Mudar a decoração de casa também permite que você aproveite melhor o espaço que tem. Isso é especialmente importante em apartamentos e ambientes menores. Nesse sentido, uma boa escolha é ter itens aéreos, como prateleiras, estantes, nichos e até armários.

A inclusão desses objetos torna possível até mesmo diminuir o número de móveis e aumentar os espaços de circulação. Colocar nichos para seus objetos de decoração e plantas, por exemplo, permite tirar do ambiente um aparador ou prateleira. Da mesma forma, usar armários aéreos na lavanderia amplia o espaço.

Quem deseja ousar um pouco mais pode colocar camas do tipo beliche no quarto das crianças. Existem modelos de uma cama só, permitindo que você aproveite o espaço de baixo para preparar um local de brinquedos ou de estudos para seu filho.

Seguindo essas dicas de decoração de casa você não apenas deixa o seu lar mais bonito e agradável, mas também mais funcional. Algumas mudanças simples podem deixar os ambientes da sua casa completamente diferentes, além de torná-lo mais confortável para sua família.

E então, gostou das informações deste artigo? Aproveite para continuar no blog e conhecer 7 segredos para inovar na decoração de apartamento pequeno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *