
9 dicas para reduzir custos com as despesas de casa e economizar
Equilibrar o orçamento familiar sem abrir mão do conforto é um desafio e tanto. Contudo, é perfeitamente possível reduzir as despesas de casa e manter um bom padrão de vida, mas dentro da realidade da família.
Por isso, na hora de pensar em cortar gastos, é necessário envolver todos, inclusive as crianças. Elas devem aprender desde cedo o valor do dinheiro e que, se ajudarem a economizar, terão mais conforto e poderão fazer aquela viagem nas férias.
Neste post, vamos dar dicas de como conter as despesas de casa e ter uma vida financeira equilibrada. Confira!
1. Anote todas as suas despesas
Poucas pessoas têm o hábito de anotar todas as despesas de casa. Então, nem sabem para onde vai a maior parte do salário, o que torna mais difícil saber o que está sendo gasto desnecessariamente e quais despesas podem ser cortadas de seu orçamento.
Para ter um controle de seu dinheiro, o ideal é anotar tudo que entra e sai. Assim sendo, registre seu salário do mês e outras bonificações, caso existam, e anote cada real gasto, mesmo que seja em um simples cafezinho.
Você pode fazer um controle de seus gastos por meio de uma planilha de Excel ou de aplicativos de educação financeira.
2. Crie uma rotina de controle
Não adianta ter um controle de gastos eficiente em um mês e, no outro, extrapolar o orçamento da família. O ideal é criar uma rotina, estabelecendo o que deverá ser feito para economizar uma certa quantia. Por exemplo: se você quer poupar 5% de sua renda no primeiro mês, deve estabelecer parâmetros para atingir esse objetivo.
Você pode aumentar o valor gradativamente, ou seja, com o passar dos meses, estabelecer uma meta de economia maior. Por exemplo: se sua meta é reduzir em 20% os custos com contas de casa, pode começar cortando despesas aos poucos para a família se adaptar. Isso porque, ao fazer mudanças bruscas no estilo de vida dos membros da casa, fica mais difícil para todos cooperarem.
3. Utilize o cartão de crédito com sabedoria
O cartão de crédito pode ser seu maior aliado ou vilão — depende da forma que ele é utilizado. Apesar de a taxa de juros ter caído, clientes que caem no pagamento rotativo do cartão pagam uma taxa de quase 300% ao ano. Imagine o que você poderia fazer apenas com o dinheiro da taxa de juros de seu cartão!
Então, se quer usar o dinheiro de plástico, tenha prudência. Utilize o cartão apenas quando necessário e pague sempre o valor total da fatura. Caso atrase algum mês, entre em contato com a operadora para parcelar a dívida, evitando juros mais abusivos.
4. Evite gastos supérfluos
Para controlar as despesas de casa, é necessário identificar e cortar gastos supérfluos. Se você e sua família têm o hábito de ir ao cinema todos os finais de semana ou sempre comprar roupas novas ou acessórios de moda, talvez esteja na hora de repensar seus hábitos.
Ir a um barzinho com os amigos todos os finais de semana e pagar TV por assinatura também são hábitos que podem causar um “rombo” no orçamento doméstico. Então, a fim de reduzir os gastos e fazer um planejamento financeiro para toda a família, corte ou, pelo menos, diminua essas despesas.
5. Repense o consumo de água
Tem vazamentos de água em sua casa? Mande consertar imediatamente, pois isso aumenta consideravelmente sua conta de água. O hábito de lavar calçadas e áreas comuns da casa é outro fator que eleva muito o consumo de água da família.
Uma boa opção para reduzir o consumo é reaproveitar a água da chuva ou da lavagem de roupas para lavar essas áreas em sua casa. Na hora de lavar roupas e louças, o ideal é usar a capacidade total das máquinas para não desperdiçar água.
6. Economize na conta de luz
A conta de energia elétrica é um dos maiores vilões do orçamento doméstico. Isso porque as pessoas ficam muito tempo embaixo do chuveiro — o equipamento é responsável por uma grande parte do valor pago para a companhia elétrica.
Logo, para reduzir as despesas de casa, comece diminuindo o tempo no banho. Apagar as luzes quando sair de um cômodo, evitar abrir a geladeira a todo momento e não deixar aparelhos ligados em standby também são medidas simples, mas que diminuem os custos com a conta de luz.
7. Faça as refeições em casa
Fazer as refeições em casa ou levar comida para o trabalho é muito mais barato do que comer em restaurante. Além disso, cozinhar suas próprias refeições é mais saudável, pois você sabe a procedência dos alimentos e a forma que eles foram preparados.
Pedir lanches e fast-food por delivery também é um dos ladrões do dinheiro. Então, se você tem esse hábito, está na hora de mudar e priorizar uma alimentação saudável e feita em casa.
8. Leve uma lista de compras ao supermercado
Ir ao supermercado é uma rotina comum, mas se você não faz uma lista, compra coisas desnecessárias e acaba gastando mais do que devia. Dessa forma, compra alimentos que não são consumidos, desperdiçando dinheiro e comida. Por isso, antes de ir às compras, anote o que está faltando na despensa e geladeira.
Evite comprar guloseimas em excesso e priorize os itens realmente necessários. Claro que vale levar doces e algo gostoso para a família, mas sem exageros para que o valor da compra não fique mais alto do que o esperado.
9. Faça um consórcio
Parece estranho falar sobre isso, mas fazer um consórcio é uma forma de reduzir as despesas de casa. Como? Você terá um valor fixo para pagar por mês. Para honrar esse compromisso, vai deixar de gastar com coisas supérfluas e, depois de pagar o consórcio, terá um bem ou dinheiro.
Lembre-se de que o consórcio é uma poupança programada. Então, se você não quiser usar sua carta de crédito para compra de um produto ou serviço, pode resgatar o dinheiro ao final do prazo vigente do contrato.
No entanto, é preciso escolher uma administradora de consórcio confiável. A Bamaq já está no mercado há mais de 25 anos e tem foco na necessidade do cliente. Portanto, antes de vender um consórcio, estudamos seu perfil para saber qual a solução mais adequada para você.
Essas foram nossas dicas para você reduzir as despesas de casa e ter uma vida financeira equilibrada. Faça um teste por alguns meses e depois observe como as finanças da família ficarão melhor. Tenha certeza de que até o relacionamento vai melhorar, pois a relação dos membros da família com o dinheiro influencia o bem-estar de todos na casa.
Essas informações foram úteis para você saber como diminuir gastos e ter um orçamento doméstico equilibrado? Então, entre em contato conosco agora mesmo para saber como fazer um consórcio!