É possível entrar em um consórcio em andamento? Entenda!

O consórcio é uma modalidade de compra que consiste em um grupo de pessoas que se reúne para adquirir bens de forma parcelada. Cada consorciado paga um valor mensal (bem abaixo dos praticados por financiamentos convencionais) e aguarda sua contemplação, que ocorre por meio de um lance ou sorteio.

Quando contemplado, o participante recebe uma carta de crédito, documento com valor correspondente ao bem contratado e que permite sua tão aguardada aquisição à vista.

Além de participar da formação de um novo grupo de consórcio, é possível entrar em um grupo que já está em andamento. Mas será que vale a pena? Quais são as diferenças? Como fazer isso e que cuidados devem ser tomados? Continue a leitura para entender todas essas questões!

Qual é a diferença entre um grupo novo e um grupo em andamento?

Tanto o grupo novo quanto o grupo já existente proporcionam as vantagens de uma aquisição parcelada, planejada, sem juros e com poder de compra à vista. No entanto, existem algumas diferenças em relação ao prazo, valor das parcelas e lances.

É preciso analisar as vantagens oferecidas por cada opção, para definir qual se encaixa melhor no seu perfil e necessidades.

Grupo novo

A principal vantagem de comprar a cota de um grupo que está se formando é o valor das parcelas. Como o prazo é maior, o valor do bem é distribuído ao longo dos meses de duração do consórcio, resultando em parcelas que cabem no bolso.

Além disso, o consorciado pode desfrutar de melhores condições de lançamento e, dependendo da data de adesão, tem um bom prazo para pagar a segunda parcela.

Grupo em andamento

No caso de um grupo já existente, as chances de dar um lance vencedor são maiores. Afinal, ao ter acesso ao histórico do grupo, é possível analisar a média dos lances e se programar melhor, a fim de fazer ofertas com maior potencial de contemplação. Em grupos com termo de compromisso, também há a possibilidade de quitar as parcelas anteriores por meio do lance.

Como entrar em um consórcio em andamento?

Se você decidiu que entrar em um consórcio em andamento é a melhor alternativa para você, veja a seguir quais são as duas maneiras de fazer isso.

Compra com um consorciado

É possível comprar a cota de um integrante que, por alguma razão, desistiu do consórcio. Nesse caso, você terá que pagar todas as parcelas que já foram quitadas pelo antigo consorciado e assumir a responsabilidade pelas novas.

Nesse caso, é preciso ter bastante cautela para não cair em golpes. Por isso, a recomendação é fazer um contrato para garantir a legalidade da transferência e, depois, realizar a transação. Assim que isso for feito, a administradora efetua a transferência de propriedade da cota e você já passa a fazer parte do grupo.

Compra diretamente com a administradora

A negociação feita diretamente com a empresa que administra o consórcio, desde que ela seja certificada pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), proporciona mais segurança ao comprador.

Além disso, o valor de entrada — que corresponde à quantia já desembolsada pelo antigo integrante — não é pago de uma vez só, e sim diluído entre as parcelas restantes. Dessa forma, fica mais fácil incluir o consórcio em seu planejamento financeiro, sem ter que desembolsar uma grande quantia de dinheiro logo no início.

 

O que é preciso considerar antes de tomar essa decisão?

A negociação direto com a administradora é mais segura do que com o consorciado. Ainda assim, existem alguns cuidados que devem ser tomados em ambos os casos, para garantir sua segurança.

Confira abaixo algumas dicas para evitar erros ao fazer consórcio.

Verifique a situação do consorciado

Se você for comprar a cota através do consorciado, é imprescindível entrar em contato com a administradora para se certificar de que a cota realmente existe e o antigo integrante está com situação regularizada. Procure informações concretas e, de preferência, documentadas.

Confira se a administradora é autorizada

O Banco Central é a instituição responsável por regular e fiscalizar as atividades das administradoras de consórcio. Confirme se a empresa contratada consta na lista disponível no site do BC. Também é possível consultar a ABAC.

Essa verificação é fundamental para ter certeza de que não sofrerá nenhum golpe, entrando em um consórcio inexistente ou fraudulento.

Leia o contrato

Ao assumir essa nova responsabilidade, você deve ter ciência de todos os seus direitos e deveres. Essas informações se encontram no contrato de adesão. Por isso, leia todas as cláusulas minuciosamente e esclareça as dúvidas que surgirem junto à administradora.

Os aspectos que mais exigem atenção são:

  • Dados das partes envolvidas;
  • Descrição e valor do bem;
  • Formas de contemplação;
  • Tipos de pagamento;
  • Contratação de seguro;
  • Reajustes do consórcio;
  • Penalidades por inadimplência.

Após assinar o contrato, solicite uma via do documento de adesão e/ou uma cópia do regulamento do grupo.

Garanta que as parcelas cabem no seu bolso

Cuidado para não se empolgar com a chance de ser contemplado mais rapidamente e esquecer a obrigação de arcar com as parcelas restantes. Antes de estabelecer esse compromisso, confira quantos meses faltam para o encerramento do grupo e qual é o valor das prestações.

Com essa informação em mãos, analise sua planilha de gastos mensais e pondere se as parcelas caberão no bolso sem prejudicar o orçamento da família. Por meio do planejamento financeiro, é possível entrar no consórcio e ainda reservar um dinheiro para ofertar bons lances.

Entrar em um consórcio em andamento é uma boa opção para quem tem uma reserva de dinheiro, quer ter mais chances de dar um lance vencedor e deseja esperar menos para adquirir seu bem. Mas, para que tudo isso seja possível, é essencial ter certeza de que está fazendo uma negociação segura e lidando com uma administradora de confiança.

Você tem interesse em participar de um consórcio? A Bamaq é uma empresa autorizada pelo Banco Central que atua em mais de 11 estados e é referência no mercado. Entre em contato conosco e dê início à realização do seu sonho!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.