Investimento em imóveis: garanta uma aposentadoria mais tranquila

Nos últimos anos, os brasileiros passaram a se preocupar um pouco mais com sua aposentadoria. Afinal, como ficar tranquilo diante das mudanças no sistema previdenciário? Na verdade, independentemente de modificações nas regras, é sempre útil se organizar para complementar o benefício governamental. Fazer investimento em imóveis é uma ótima estratégia para isso.

Dessa forma, você constrói um patrimônio e pode administrar os rendimentos para viver com mais conforto a rotina desafiadora de aposentado. Quem alcança sucesso como investidor pode até mesmo parar de trabalhar antes do que esperava. Nada mal, hein?

Quer saber se investir em imóveis vale a pena e como você pode obter bom retorno com isso? Veja as dicas que trouxemos neste post!

Por que imóvel é um bom investimento?

Tem um mercado dinâmico

O investimento em imóveis oferece várias opções para sua escolha. É possível comprar terrenos e construir casas para vender, ter pontos comerciais disponíveis para aluguel, adquirir um imóvel com potencial e esperar para vender por um valor maior ou colocar casas e apartamentos para alugar.

Além de ser um mercado com muitas alternativas para o investidor, existe também a vantagem de ser um bem necessário — o que mantém a área aquecida até em momentos de crise. Afinal, as pessoas precisam ter onde morar. E você pode se adaptar aos períodos econômicos, aumentando ou abaixando o valor de acordo com a procura.

Apresenta valorização

Imóveis são bens que aumentam de valor com o passar do tempo. É diferente, por exemplo, de comprar um carro. Nesse caso, você sabe que ele estará sofrendo desvalorização a cada ano. Já uma casa, apartamento ou ponto comercial não apresenta esse problema.

A valorização do imóvel acontece tanto pela dinamicidade do mercado como por mudanças positivas no bairro e nas proximidades da casa. Por isso, torna-se muito vantajoso investir em locais que têm potencial para o crescimento. Dessa forma, o seu imóvel pode até duplicar de preço em poucos anos.

É seguro

Outra vantagem do investimento em imóveis é a segurança. Você não corre os mesmos riscos de quem investe na bolsa de valores e pode perder o dinheiro a qualquer momento. Pelo contrário, quem compra um imóvel está adquirindo um bem de longa duração, que pode ser uma fonte de renda ou um patrimônio familiar.

Assim, você tem segurança não só de não perder o seu dinheiro, mas também de ter um espaço disponível caso alguém precise desse apoio. Sem falar da opção de comprar uma casa de praia ou um sítio que podem ser utilizados para diversão da sua família e disponibilizados para aluguel em outros momentos.

Que cuidados devem ser tomados na hora de adquirir um imóvel?

Localização

Como falamos, o bairro onde o imóvel se encontra é um fator essencial no rendimento de seu investimento. Por isso, esse é um dos principais cuidados que você precisa ter ao considerar essa compra.

Imóveis que fiquem próximos a centros comerciais, faculdades, pontos de transporte público e atrações de lazer são mais valorizados. Portanto, eles são mais fáceis de vender ou alugar. Mas uma boa dica é procurar bairros ainda sem essa estrutura, considerando o potencial de valorização deles nos próximos anos.

Para avaliar isso, é importante conhecer as tendências de desenvolvimento da cidade e investigar a crescimento dos bairros vizinhos. Se a vizinhança já está saturada, é provável que os bairros próximos comecem a passar por valorização. Assim, procure um lugar em regiões valorizadas e com vários terrenos e espaço para crescimento.

Estrutura do imóvel

Outro aspecto que precisa ser avaliado por quem quer fazer um investimento em imóveis é a estrutura. Primeiro, é preciso decidir se você pretende investir em terrenos, casas ou apartamentos na cidade, sítios, pontos comerciais ou casas de praia. Cada um desses tipos de imóvel tem características muito particulares.

Depois de decidir isso, faça uma pesquisa efetiva e considere as melhores opções. Contar com a ajuda de um profissional da área pode ser muito interessante para aumentar a chance de retorno rápido do seu investimento. Além de avaliar as características do bairro, faça uma vistoria no imóvel e observe tudo com cuidado.

Não se esqueça, ainda, de conhecer o histórico da construtora e dos profissionais responsáveis pelo imóvel. Certificar-se disso e da regularização de todos os documentos é fundamental para ter segurança na compra.

Planejamento financeiro

Por fim, você vai precisar organizar suas finanças para adquirir o imóvel de investimento. Afinal, essa não é uma compra pequena, e dar esse passo sem condições financeiras para tal pode fazer o negócio não valer a pena. O pagamento de juros altos em um financiamento, por exemplo, corrói boa parte dos rendimentos que o imóvel pode trazer.

O ideal é evitar empréstimos e financiamentos que desequilibrem suas finanças. Não vale a pena sacrificar o seu orçamento do presente para construir o patrimônio da aposentadoria. Você precisa de equilíbrio financeiro hoje tanto quanto precisará no futuro. Veja a seguir uma boa dica para adquirir um imóvel com planejamento.

Qual é a melhor forma de comprar esse bem?

Se concordamos que empréstimos e financiamentos não são a maneira ideal de comprar uma casa, pois envolvem o pagamento de muitos juros, é preciso saber qual seria a alternativa. E, sem dúvida, a melhor opção é entrar em um grupo de consórcio.

O consórcio favorece a construção de patrimônio de forma planejada e com organização financeira. É o melhor caminho para pensar na aposentadoria, já que esse é um objetivo de longo prazo, e o ideal é que você tome as decisões com muita tranquilidade e sabedoria.

Ao fazer desse jeito, você não estará pagando juros, pois o consórcio não se trata de pegar dinheiro emprestado. O pagamento se refere ao valor do bem em si e da taxa de administração pelo trabalho da empresa que organiza a modalidade. Além disso, não é necessário dar nenhum dinheiro de entrada — todo o valor é parcelado em uma cota que você escolhe de acordo com as suas possibilidades financeiras.

Quer outra vantagem? Você não precisa decidir qual imóvel comprar enquanto paga as parcelas. Assim, é possível avaliar as variações do mercado e adquirir o bem com mais segurança. Há menos riscos do que em um financiamento, no qual você passa décadas pagando por uma aquisição da qual pode se arrepender.

Neste post completo você soube a melhor maneira de fazer um investimento em imóveis para a aposentadoria. Chegar à melhor idade com um patrimônio e opções de renda extra é, com certeza, a maneira mais saudável de passar por essa fase.

E então, quer saber mais sobre como o consórcio pode ajudar a realizar ótimos investimentos? Baixe nosso e-book com tudo o que você precisa saber antes de entrar em um!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *