Melhores carros para estrada de terra: saiba quais são

Os automóveis que mais fazem sucesso no Brasil são aqueles que têm uma boa performance tanto no asfalto quanto nas estradas remotas. Afinal, vivemos em um país com uma longa extensão territorial, que conta com terrenos em diversos tipos de acabamento e níveis de conservação.

Neste post, vamos explicar o que deve ser considerado na hora de escolher um modelo que se adapte a percursos mais difíceis e apresentar os 8 melhores carros para estrada de terra. Então, se você gosta de se aventurar ou precisa transitar por zonas rurais, continue a leitura!

O que um bom carro para estrada de terra precisa ter?

Ao adquirir um carro para viajar em estradas de terra, é preciso ter certeza que ele te proporcionará o máximo de segurança e conforto. Veja a seguir quais são os principais aspectos para se levar em conta.

Tração

A tração é a força de atrito que faz o automóvel se deslocar. Em geral, os modelos mais indicados para andar na terra são os 4×4, em que a potência do motor é distribuída entre as quatro rodas, reduzindo riscos de derrapagem e atolamento.

Porém, os 4×4 não são campeões no quesito economia. Para quem busca uma opção mais acessível e está disposto a ser cauteloso na direção, carros com tração dianteira também conseguem dar conta do recado em estradas mais calmas.

Altura

Veículos baixos não são recomendados para terrenos cheios de obstáculos, pois as chances do assoalho se chocar com a estrada são altas. Isso pode causar raspões na parte inferior do carro e até perfurações por pedras e cascalhos.

Analise a altura do automóvel em relação ao solo para garantir uma condução segura e com boa visibilidade. No entanto, cuidado com carrocerias altas demais, que comprometem a estabilidade e aumentam riscos de capotamento.

Pneus

Existem os pneus off-road, que dispõem de sulcos profundos para assegurar a tração do carro em terrenos acidentados, com terra, lama, areia etc. Contudo, quando se trata de andar no asfalto, esse tipo de pneu pode ocasionar ruídos, desgaste e aumento no consumo de combustível.

Se o objetivo é ter um bom desempenho tanto na terra quando no asfalto, aposte em pneus de uso misto. Os reforços laterais e design desse tipo de pneu permitem que o motorista transite com facilidade por trechos esburacados e locais não pavimentados.

Ângulos de entrada e saída

A angulação determina se o automóvel consegue entrar e sair de declives sem causar choques de atingem a traseira e a frente da carroceria. Opte por aqueles que têm os eixos mais próximos das extremidades.

É importante também que o carro para estrada de terra tenha controle de estabilidade, item de segurança que impede a perda de equilíbrio do veículo em situações de risco, como curvas fechadas e pisos escorregadios.

Powered by Rock Convert

Quais são os melhores carros para estrada de terra?

Agora que você já conhece as funcionalidades mais importantes de um carro para estrada de terra, descubra os modelos disponíveis no mercado que apresentam essas características:

Duster (Renault)

O modelo, que agrega conforto e beleza, é um dos que possuem melhor custo-benefício na categoria. O SUV da Renault dispõe de câmbio automático CVT, bons ângulos de entrada e saída, proteção na lataria, suspensão traseira multilink e porta-malas espaçoso. Conta com versão 4×4.

EcoSport (Ford)

Campeão da categoria no Brasil, o EcoSport reúne custo-benefício e conforto para circular em qualquer tipo de estrada. O veículo se destaca pelo amplo espaço interno, direção elétrica, 7 airbags e tração 4WD automática flex.

Kwid (Renault)

O compacto lançado recentemente atrai pelo valor acessível, mas suas vantagens vão além disso. A altura em relação ao solo é de 18 cm e a limpeza é mais fácil, devido ao seu interior simples. Os eixos são próximos das extremidades, garantindo boa angulação de entrada e saída.

Weekend Adventure (Fiat)

Essa evolução do Palio Adventure foi projetada especialmente para estradas de terra. Por isso, contém porta-malas espaçoso, pneus de uso misto e suspensão elevada. Há ainda o sistema Adventure Locker, que identifica qual roda está com mais aderência ao chão e manda mais força para ela.

Ka Trail (Ford)

Além do visual atrativo, o hatch compacto tem um vão livre de 20 cm em relação ao solo e motor eficiente. É equipado com rodas de liga leve e pneus de uso misto. Diferente dos outros modelos da linha, apresenta eixo traseiro mais rígido, suspensão elevada e motor com amortecimento hidráulico.

Doblo Adventure (Fiat)

No estilo minivan, o veículo é ideal para quem precisa de bastante espaço. É possível transportar até 665 litros no porta-malas e 7 pessoas no interior do carro. A altura em relação ao solo surpreende positivamente com 22cm. Tem itens em comum com a Weekend Adventure: pneus de uso misto, sistema Adventure Locker e suspensão reforçada.

Renegade (Jeep)

Embora pequeno, o modelo é robusto o suficiente para percorrer por estradas de terra, o que já era esperado do fabricante, conhecido por seus produtos com atributos para off-road. A opção flex apresenta tração dianteira e conforto de rodagem, mas baixo ângulo de entrada. Já a versão diesel dispõe de tração 4×4 e transmissão automática. O valor do Jeep Renegade é mais elevado que a média, portanto, se quiser economizar, considere comprar um seminovo.

Saveiro Cross (Volkswagen)

Com aclamada estabilidade, o modelo foi projetado para ser um dos melhores carros para estrada de terra em relação à dirigibilidade e segurança. Suas características marcantes são a direção hidráulica, isolamento acústico e assistente para partida em subida.

Por fim, vale destacar a importância de fazer a manutenção preventiva antes de pegar a estrada. Independentemente do modelo escolhido, os percursos na terra naturalmente geram mais desgaste no automóvel.

Examine o estado da suspensão, rolamentos das rodas, alinhamento, balanceamento, pneus e filtros de ar. Dessa forma, você poderá desfrutar com tranquilidade de todos os benefícios dos melhores carros para estrada de terra.

Quer levar algum desses modelos para casa, mas ainda não sabe por onde começar? Venha conferir todas as etapas para a realização desse sonho no nosso guia definitivo para comprar seu carro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *