Motos de alta cilindrada: o que avaliar antes de comprar uma?

Motos de alta cilindrada ou premium, como também são conhecidas, fazem parte dos sonhos de muitos indivíduos. Por terem valor relativamente elevado, em alguns casos, maior do que o preço de um carro popular, tais motocicletas geralmente são adquiridas quando se tem uma condição financeira mais estabilizada, via de regra, na fase adulta.

Quando chega a hora de comprar esse “brinquedo”, pode ocorrer de existirem dois tipos de público: aquele que já teve moto de baixa cilindrada, entre 125 cc e 150 cc, e o que nunca pegou num manete antes. Seja qual for o caso, é preciso levar em consideração uma série de fatores para fazer a melhor opção tanto em termos de custo-benefício quanto de pilotagem.

Para ajudá-lo nesse tipo de avaliação, apresentamos em seguida várias dicas para você acertar na escolha de motos de alta cilindrada. Confira!

Preferências pessoais de uso da moto

Quando se pensa em motocicleta premium, é preciso ter em mente que não existe um segmento único, mas várias categorias, como custom, naked, esportiva etc. Por esse motivo, antes de adquirir uma moto de alta cilindrada, você deve levar em conta o tipo de uso que fará dela.

Por exemplo, as custom ficam mais próximas do solo, como as Harley-Davidson, e geralmente são utilizadas por quem gosta de pegar a estrada para viagens. Embora não sejam tão velozes como outras motos de alta cilindrada, as custom proporcionam comodidade na hora de pilotar, por exemplo, devido as pedaleiras adiantadas, o que permite esticar um pouco as pernas.

As naked, por sua vez, têm esse nome por não terem carenagem como outras motos premium. Apesar de se parecerem com motocicletas de baixa e média cilindradas, em alguns aspectos, é no quesito motor que elas mostram o porquê são bem diferentes. Com uma posição de pilotagem mais alta em relação as custom, as naked oferecem boa versatilidade para encarar o trânsito urbano.

As conhecidas esportivas, comuns nas provas de motovelocidade, caracterizam-se por uma carenagem robusta e pela potência. Ainda assim, é preciso levar em conta que nem sempre dá para tirar todo o potencial desse tipo de moto em estradas convencionais, afinal, existem limites legais para o velocímetro, não é mesmo?

Lembre-se de que, na hora de escolher motos de alta cilindrada, é fundamental aliar as características do veículo às necessidades de uso. Assim, nem sempre vai valer a pena optar por um tipo de moto apenas para utilização eventual, somente para realizar um sonho, já que o custo de mantê-la parada por muito tempo pode não compensar o investimento.

Modelo que não oferece apenas diferencial estético

Se fosse apenas pelo critério estético, as esportivas largariam na frente na preferência de quase todos os pilotos. Entretanto, é preciso considerar que tais motos são bastante pesadas para manobras no trânsito urbano, sem contar que nesse ambiente não será possível realizar as curvas com o joelho no asfalto como se vê nas competições.

Na questão do design, as custom também têm atrativos especiais, pois remetem a um estilo mais tradicional de pilotagem, que vai além da simples condução de uma motocicleta, já que também envolve um verdadeiro tipo de cultura. Ainda assim, deixam a desejar se a ideia do proprietário é usá-la para trechos urbanos, cheios de congestionamentos.

Diante dos tantos modelos existentes no mercado, não se deixe levar apenas pelo design, mas também por questões como desempenho, frenagem, estabilidade em curvas, posição de pilotagem etc. Saiba que, em muitos casos, escolher motos de alta cilindrada é como a busca pelo par ideal para o casamento, então, pense bem antes de dizer “sim”.

Marcas de confiança no mercado

No segmento de baixa cilindrada, há uma consolidação muita clara do mercado. Porém, quando se trata de motos premium, existe maior variedade de marcas. Em que pese essa diversidade, é recomendável optar por montadoras tradicionais, conhecidas por oferecer performance, durabilidade e segurança.

Como terá que fazer um investimento de valor alto, é prudente não arriscar com marcas de motos não tão conhecidas, para não se arrepender mais tarde.

Capacidade de pilotagem de motos de alta cilindrada

Pilotar uma motocicleta é uma atividade agradável, seja pela liberdade proporcionada por esse tipo de veículo, seja pela agilidade no trânsito etc. Contudo, um grande erro quando se trata de pilotagem é queimar etapas ou se sentir autoconfiante demais.

Por exemplo, não é raro encontrar indivíduos que pulam de uma moto de baixa cilindrada para uma premium sem qualquer noção de como conduzir uma motocicleta maior e mais potente. Saiba, desde já, que o estilo de pilotar das duas é bem diferente.

Logo, para proteger a própria integridade física e a dos demais participantes do trânsito, é indispensável que o comprador de uma moto de alta cilindrada esteja apto a pilotar nessa categoria. Se for preciso, não tenha vergonha de fazer um curso específico para o tipo de moto que vai adquirir. Lembre-se de que bancar o expert, sem ser, pode doer no corpo e no bolso.

Quanto mais potente a motocicleta, maior deve ser a responsabilidade do piloto em conduzi-la, afinal, um erro na frenagem pode ser fatal.

Custo de manutenção

Enquanto motos de 125 cc e 150 cc são famosas pelo baixo custo de manutenção, as premium se caracterizam por gastos bem maiores nesse quesito. Tenha em mente que os gastos para conservar as motos de alta cilindrada estão relacionados com os preços desses veículos, por isso, não espere pagar valores parecidos com os das manutenções de carros populares ou motos menos potentes.

Além disso, é preciso mensurar os custos com combustível e com seguro. Como as motocicletas premium são valiosas, é melhor se prevenir para não perder esse bem tão precioso.

Ainda assim, apesar de as motos de alta cilindrada demandarem um investimento significativo, é possível economizar na aquisição, por exemplo, por meio da compra programada, a qual pode ser feita com um consórcio de motos. Desse modo, você poupa ao não ter que pagar juros abusivos, como ocorre nos financiamentos.

Quer saber mais sobre essa possibilidade? Então confira quais são as vantagens de um consórcio de motos premium agora mesmo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *