Móveis para apartamento pequeno: 5 segredos para fazer a escolha certa

Os imóveis compactos são altamente estratégicos. Além do valor de compra reduzido e da grande praticidade, eles tendem a ter uma manutenção simplificada — o que agrega vantagens para a rotina do morador.

Mas comprar móveis para apartamento pequeno requer alguns cuidados básicos. É interessante pensar no projeto como um todo, assim como avaliar alguns detalhes para que o resultado seja funcional. Mas o esforço vale a pena e pode ser até mesmo encarado como algo irrelevante, perante os benefícios potenciais.

Por isso, se está na sua lista de objetivos criar um ambiente mais bonito e sentir aquele prazer em estar em casa, este conteúdo foi pensado para você! Vamos contar os grandes segredos para acertar em cheio na escolha de móveis para apartamento pequeno.

5 dicas que vão ajudar na compra dos móveis

Separamos truques e boas práticas infalíveis para que você consiga acertar em cheio na escolha dos móveis para apartamento pequeno. Dessa forma, é possível que você fique ainda mais feliz com o investimento realizado na compra do imóvel.

1. Invista em móveis funcionais

Quando o assunto é o máximo aproveitamento dos ambientes e até mesmo controle dos gastos, os móveis funcionais precisam ser lembrados. Eles multiplicam as possibilidades de um espaço sem que seja necessário gastar com múltiplas aquisições. Por isso, são uma forte tendência na decoração.

Se o conceito ainda é novidade para você, saiba que os móveis funcionais são aqueles que têm, além de suas funções básicas, finalidades adicionais. É o que acontece, por exemplo, com uma cama que pode ser transformada em um sofá, ou mesmo com uma mesa que pode ser reduzida ou ampliada (com alguns ajustes).

Mas a otimização dos ambientes só faz sentido se o resultado é esteticamente agradável e se vai aumentar o conforto dos moradores. Por isso, ao escolher móveis para apartamento pequeno, tenha em mente a questão da proporção, tópico sobre o qual falaremos a seguir.

2. Analise a escala e as proporções

O conceito de proporção é essencial quando o assunto é a busca por um bom resultado estético na decoração. Parece confuso? Então pense no quão estranha é a ideia de uma mesa muito pequena para uma sala muito grande.

Mas a ideia contrária também é válida e essencial aqui. Por essa razão, com cômodos de proporções reduzidas, é muito importante que a questão da escala e da proporção sejam levadas em conta. Isso até mesmo contribui para que não ocorra desperdício de dinheiro.

A proporção precisa ser encarada tanto com relação ao tamanho dos cômodos quanto com relação ao tamanho das paredes e dos outros móveis. Caso contrário, o ambiente pode não ficar tão aconchegante.

Já consegue pensar em alguns móveis que vão funcionar no seu apartamento pequeno? Calma lá. Antes de fazer uma escolha definitiva, pesquise e compare.

3. Pesquise em diferentes lojas

Paciência e pesquisa são fatores determinantes para que você faça a escolha acertada dos móveis para o seu apartamento pequeno. Para isso, planeje-se. Dedique um tempo para conferir as possibilidades, comparar as opções e até mesmo buscar por referências — e se inspirar.

Decorar o seu lar não deve ser encarado como algo difícil ou cansativo, ainda que seja desafiador. Lembre-se de que a decoração de um apartamento pequeno depende de uma noção básica sobre design e proporções. Não está fazendo sentido? Avalie então a possibilidade de contratar auxílio profissional de um decorador.

4. Faça testes

O consumo desenfreado deve ser evitado, principalmente por quem está investindo em seu futuro e conquistando o seu imóvel. Por isso, ao visitar lojas de decoração, não compre o primeiro móvel que parecer o ideal: converse e avalie a possibilidade de testar o funcionamento dele antes de fechar a compra.

Está querendo adicionar um elemento a mais em um cômodo que já parece cheio? Faça um teste. Caso a loja não permita o teste físico, anote todas as medidas da peça e reserve um tempo para uma análise caprichada.

Lembre-se de testar não só o comprimento e a largura do móvel, mas também a profundidade. São os detalhes que podem fazer com que um corredor estratégico fique prejudicado. Faz sentido?

5. Prefira os móveis planejados

Pensando no resultado final da sua escolha de móveis, as opções planejadas podem fazer toda a diferença. Com o formato, você consegue customizar totalmente os espaços e as combinações. Assim, fica bem mais fácil ter um projeto que faça total sentido para a sua vida e para o seu imóvel.

Os móveis planejados também ajudam a ganhar alguns centímetros preciosos de espaço. Por ficarem colados nas paredes, o resultado é mais limpo e organizado. Isso faz toda a diferença nos apartamentos pequenos.

Então. Agora que você já sabe o que considerar ao escolher móveis para lares pequenos, descubra quais colocar na sua lista!

Móveis para apartamento pequeno: os essenciais

Separamos uma lista com móveis considerados essenciais para um imóvel de pequenas dimensões. Leve-a em consideração na hora de seguir as dicas mencionadas. Veja só:

  • cama;
  • mesinha de cabeceira;
  • sofá;
  • mesa;
  • armário para cozinha;
  • armário para quarto;
  • cadeiras;
  • móvel para televisão.

Os móveis citados são indispensáveis, pois vão contribuir para uma rotina mais organizada, agradável e eficiente. Não se esqueça de que um lar precisa ser pensado sem excessos. Por isso, gaste apenas naqueles itens que vão fazer uma diferença positiva no seu dia a dia.

Por fim, pense sempre na questão das proporções e da escala ao escolher o seu conjunto de mesa e cadeira, por exemplo. Uma mesa muito grande pode comprometer o espaço que deveria ser reservado para um sofá; enquanto um móvel para televisão pode ocupar um espaço que deveria ser utilizado para a circulação.

Além disso, prefira os móveis planejados, aposte nas opções funcionais e faça testes, sempre que possível. Com uma boa escolha de móveis para apartamento pequeno, fica bem mais fácil até mesmo aproveitar tudo o que você já tem, em caso de mudança.

Depois de descobrir os segredos para escolher móveis para apartamento pequeno, aprenda agora como comprar um apartamento ganhando pouco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *