Nova assembleia do consórcio Bamaq: mudanças feitas pensando em você

Você sabia que agora temos uma nova assembleia Bamaq? O novo modelo conta com um tipo de sorteio diferente, mais ágil e prático para você. Esse formato foi aprovado pelos consorciados via app e definido na Assembleia Geral Extraordinária em janeiro de 2020.

Para que você fique por dentro das mudanças e entenda melhor o modelo da nova assembleia, decidimos elaborar este artigo. Nele, explicamos como ficou o processo depois da alteração, além de mostrar as vantagens da mudança. Continue a leitura e saiba mais!

Conheça e entenda o novo formato de assembleia da Bamaq

Antes, a Assembleia era feita presencialmente, com o sorteio sendo realizado naquele formato em que as bolinhas são sorteadas uma a uma.

Agora, com o novo formato de assembleia da Bamaq, tudo fica mais rápido e prático, uma vez que ele é realizado por meio da Loteria Federal. Esse modelo foi desenhado internamente pela equipe e colocado em votação para que os consorciados ajudassem a definir qual era a melhor forma de seguir com as mudanças.

Como se chega ao resultado

A Bamaq considera a cota de maior número dentre as aptas a participar do sorteio — o que significa que o consorciado precisa estar adimplente com as parcelas. A  partir daí, é feito um cálculo, considerando o 1º Prêmio do sorteio da Loteria Federal, para que se chegue à pedra-chave sorteada.

Caso a pedra-chave não seja uma cota apta à contemplação, será considerada contemplada a cota de número acima, e, se este não estiver apta será a de número abaixo e, assim sucessivamente até se encontrar uma cota apta.

As dúvidas mais frequentes sobre a nova assembleia

Para ajudar você a ficar por dentro da nova assembleia da Bamaq, listamos a seguir as principais dúvidas a respeito da mudança e as explicações para cada uma delas. 

O que é a pedra-chave?

A pedra-chave é o número ao qual se chega com base no cálculo do sorteio da Loteria Federal, depois de se realizar alguns cálculos, e é utilizado para se chegar às cotas que foram contempladas — seja por meio de sorteio, seja por meio de lance.

Qual é o critério adotado pela Bamaq na hora de escolher o número de definição da pedra-chave?

Será utilizado o resultado do sorteio da Loteria Federal da Caixa Econômica Federal ocorrido imediatamente anterior à data da assembleia ordinária mensal, que aproveitará para formação da pedra-chave o resultado do primeiro prêmio sorteado, conforme exemplo abaixo:

  • Resultado do 1° prêmio da Loteria Federal: 48.012
  • Cota de maior número dentre as aptas ao sorteio: 400

O resultado do 1º prêmio da Loteria Federal (48.012) será dividido pelo número correspondente a cota de maior número dentre as aptas ao sorteio (400) = 120,030000.

O número inteiro (120) será descartado, sendo consideradas apenas as 6 casas decimais após a vírgula (0,030000) que será multiplicado pelo número correspondente a cota de maior número dentre as aptas ao sorteio (400) = 0,030000 x 400 = 12. Neste exemplo, a pedra-chave será o número 12.

Caso o resultado da multiplicação acima resulte em número que não for inteiro, por exemplo, 12,789, será adotada a regra de arredondamento, quando após a vírgula o número for igual ou maior que 5. Neste exemplo, a pedra-chave seria a de número 13.

Par. 4°: Entende-se como pedra-chave o número obtido conforme acima, que corresponderá à cota do consorciado para efeito de sorteio na assembleia. Caso esse número não corresponda a uma cota apta à contemplação, será contemplada a cota que mais se aproximar da pedra-chave, iniciando pelo número imediatamente superior, depois o número imediatamente inferior, e assim sucessivamente, até encontrar a cota contemplável. 

Par. 5°: Na hipótese da pedra-chave não estiver apta à contemplação, será considerada contemplada a de número acima (13), e, se este não estiver apta será a de número abaixo (11) e, assim sucessivamente até se encontrar uma cota apta.

É importante frisar que cotas aptas são aquelas que ainda não foram contempladas e estão em dia com as parcelas do consórcio Bamaq na data em que a assembleia ocorrer. Caso contrário, o consorciado não poderá ser premiado.

De que forma a Bamaq divulga o cálculo da pedra-chave?

Assim que os resultados da assembleia são divulgados, também é informado todo o cálculo feito para chegar até a formação da pedra-chave através do APP do Cliente. O objetivo é sempre fazer um processo transparente para os consorciados.

Qual sorteio a Bamaq considera nas novas assembleias?

É considerado o último sorteio da Loteria Federal, anterior à data em que a assembleia mensal ocorre. 

Que prazo os consorciados terão para ofertar os lances?

Todos os lances podem ser feitos até o dia anterior à data em que a assembleia está marcada.

Os principais benefícios dessas mudanças para o cliente Bamaq

Esse novo formato de assembleia tem o objetivo de trazer diversas vantagens para os consorciados. Nos tópicos a seguir, você confere as principais delas.

Agilidade e praticidade

O novo modelo proporciona ainda mais agilidade na hora de realizar a apuração dos resultados e as contemplações das cartas de crédito. Tudo isso sem deixar de lado a confiabilidade dos processos Bamaq.

Transparência

Por se tratar de um processo feito com base na Loteria Federal da Caixa Econômica, fica mais fácil acompanhar as contemplações, principalmente com a fórmula de cálculo disponibilizada. Dessa forma, é possível monitorar quais são os números sorteados.

Por isso, a mudança também é muito favorável para os clientes que não estão presentes em Belo Horizonte na data da realização da assembleia. Isso significa que mesmo os consorciados situados em outras cidades e outros estados podem acompanhar o sorteio.

Possibilidade de acompanhar o resultado de qualquer lugar, a qualquer momento

A outra vantagem envolve justamente essa possibilidade de monitorar os resultados de forma remota. Isso pode ser feito por meio do SAC, do Portal do Cliente ou mesmo do Aplicativo do Cliente.

Nesse último caso, basta baixar o aplicativo da Bamaq na App Store ou no Google Play, fazer o login com seus dados e pronto! Você terá acesso às informações referentes às assembleias e também sobre tudo o que você precisa acompanhar a respeito do consórcio, o que inclui:

  • informações sobre as cotas;
  • históricos de pagamentos;
  • ofertas de lances;
  • geração de boleto;

A nova assembleia Bamaq tem como objetivo tornar o processo ainda mais prático e transparente para todos os envolvidos. Agora, é muito fácil acompanhar, uma vez que você pode ter todos os dados que precisa na palma da sua mão, com o nosso aplicativo.

O que achou dessa novidade? Tem alguma dúvida sobre esse processo ou precisa resolver questões sobre o consórcio? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.