Para que serve e como funciona uma assembleia de consórcio?

Investir em um consórcio é uma ótima maneira de se organizar financeiramente para comprar um bem com preço justo, sem pagamento de juros. Você junta dinheiro, paga uma pequena taxa administrativa e, ao fim das parcelas, recebe a carta de crédito para adquirir seu produto.

Se você conhece todas as vantagens dessa modalidade de pagamento e já se convenceu a participar dela, é importante saber como funciona cada etapa.

Mas, antes de começar, você sabe o que é a assembleia de consórcio? Aproveite a leitura deste post e esclareça as suas dúvidas!

O que é assembleia de consórcio?

Quando você entra em um plano de consórcio, passa a fazer parte de um grupo com um interesse em comum: o pagamento parcelado para aquisição de um bem. Uma administradora de consórcios fica responsável por gerir o dinheiro das mensalidades e organizar todos os detalhes do grupo.

Para que todos os participantes acompanhem as regras e as decisões importantes do grupo, a administradora realiza assembleias de consórcio. Geralmente são realizadas mensalmente pela Loteria Federal, mas também podem acontecer em uma frequência diferente, dependendo do que for acordado em contrato.

Ao fechar o número mínimo de participantes, a primeira assembleia já deve ser realizada. Nesse encontro inicial, todos recebem as orientações básicas para a participação no consórcio. Em geral, existem dois tipos principais de assembleia:

Assembleia ordinária

Esses são os encontros realizados frequentemente, dentro do calendário estabelecido pela administradora pela Loteria Federal.

Assembleia extraordinária

Além dos encontros mensais, é possível marcar uma assembleia de consórcio sempre que necessário. Essas reuniões são mais raras, pois só acontecem quando há assuntos urgentes que não podem esperar a data da próxima assembleia mensal.

Isso ocorre caso seja preciso fazer uma mudança nas regras do grupo ou haja a necessidade de discutir a prorrogação de algum prazo. Pode acontecer também do objeto do contrato precisar ser substituído (quando um veículo tem sua produção descontinuada, por exemplo, deve-se escolher outro modelo).

Como tratam de assuntos imprevistos, essas reuniões não têm uma frequência certa para acontecer. Para garantir os direitos do participante, a administradora deve convocar a todos com antecedência de, pelo menos, oito dias úteis.

Quando ela deve acontecer?

As assembleias ordinárias não precisam seguir um calendário nacional. Elas são marcadas de acordo com as possibilidades da administradora, que deve definir um cronograma cumprindo a periodicidade estabelecida em contrato (em geral, mensais, mas podem acontecer também em um intervalo maior).

As reuniões podem ser realizadas de forma presencial, transmitidas em canais online ou pela Loteria Federal.

Qual é o objetivo da assembleia de consórcio?

As assembleias existem para garantir a transparência das informações e manter o grupo a par de tudo o que diz respeito ao consórcio. São tratados desde assuntos administrativos e burocráticos até a divulgação dos contemplados, seja por sorteio ou por lance.

Sorteio

Os participantes de um grupo de consórcio, desde que adimplentes, participam de sorteios mensais, onde todos concorrem com seu número da cota. Qualquer sorteio deve ser feito na assembleia, para que não haja dúvidas sobre a fidedignidade do processo.

A frequência e o número de contemplados pelo sorteio dependem do que for estabelecido em contrato. A administradora pode se basear no procedimento da Loteria Federal ou definir o seu próprio método.

Mas atenção: o participante só pode ser contemplado se estiver em dias com as prestações. E é importante lembrar que o sorteio não dispensa o comprador de continuar pagando as mensalidades normalmente.

Lance

Além do sorteio, essa é outra forma de garantir a compra do bem antes do fim do consórcio. O lance, funciona como um leilão de ofertas, em que os participantes anunciam o valor que têm disponível para antecipar os pagamentos.

Essa informação deve ser passada antes da assembleia ordinária para que a administradora possa coordenar esse processo e identificar o maior lance. Apenas quem dá o valor mais alto vai receber a carta de crédito antecipada. Os lances ofertados são secretos e nenhum cliente tem informação de lance de outro.

Nesse caso, o valor do lance é abatido do total que o participante ainda precisa pagar, servindo como um adiantamento das parcelas. Para ser contemplado, também é preciso estar em dias com as mensalidades. No caso de lances iguais, a administradora realiza um sorteio entre esses participantes durante a assembleia.

Por que é importante participar?

Por todas as informações compartilhadas até aqui, você já deve ter percebido a importância de participar ativamente da assembleia de consórcio. Ao entrar em um grupo e deixar que seus interesses sejam administrados por uma empresa, é fundamental ficar informado sobre tudo.

Além de ler o contrato com atenção antes de fechar o negócio, você deve acompanhar o cumprimento ou as mudanças nas regras. Por isso, mesmo que você confie no serviço que contratou, não deixe de participar dos encontros ordinários e extraordinários.

Também é na assembleia que você pode ser sorteado ou saber se o seu lance é suficiente para garantir a antecipação do bem.

Como ela impacta na experiência dos consorciados?

Para ter uma relação positiva e evitar problemas ao contratar um consórcio, a presença nas assembleias é indispensável. Se você pretende dar um lance e antecipar sua contemplação, por exemplo, é importante acompanhar as reuniões e conhecer os valores que estão ganhando a cada mês.

Sabemos que nem todos têm disponibilidade de tempo para comparecer a reuniões mensais, por isso, muitas administradoras já trabalham com assembleias online ou gravam e disponibilizam o conteúdo na internet — assim, todos podem de fato participar. Se você tem preferência por essa facilidade, cheque a possibilidade com a administradora.

Esclarecemos as suas dúvidas sobre a assembleia de consórcio? É importante ter cuidado e conhecer todo o funcionamento do serviço que pretende contratar. Dessa maneira, você poderá adquirir seu bem de forma econômica e segura.

Quer aproveitar as vantagens do consórcio? Veja nossas oito dicas para acertar na escolha da administradora!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.