Quando a antecipação de pagamentos vale a pena no consórcio?

Você é daqueles que acha que o consórcio é um sonho a perder de vista ou deseja participar de um consórcio, mas não consegue ou não quer ter que esperar tanto tempo para ser contemplado? Saiba que existem estratégias que você pode adotar para ser contemplado bem mais rápido. Uma dessas formas é a antecipação de pagamentos.

Existem outras formas de se antecipar a contemplação da carta de crédito, como ser sorteado, mas você depende mais da sorte e não possui muito controle para aumentar as suas chances.

Por outro lado, a antecipação de pagamentos é uma das melhores formas de se fazer isso, pois você é quem define a estratégia, podendo oferecer um lance campeão e não ficar dependendo só da sorte.

A questão é que, antes de colocar essa estratégia em prática, você precisa avaliar quando ela é mais favorável para você ser contemplado sem prejudicar o seu orçamento familiar.

Então, decidimos ajudar você a descobrir quais são esses momentos. Veja a partir de agora quando a antecipação de pagamentos vale a pena no consórcio. Confira!

O que é antecipação de pagamentos no consórcio?

Antecipar pagamentos no consórcio é um método parecido com o que muita gente faz com os financiamentos. É quando você paga duas ou mais parcelas de uma única vez. A diferença é que, no consórcio, quando você faz isso pode ser premiado.

Ou seja: quanto mais parcelas você paga no mesmo mês, mais perto fica da contemplação, tendo a chance de receber a carta de crédito dentro do próprio período.

Essa estratégia pode ser adotada para dois fins: o primeiro visa aproveitar um momento de tranquilidade financeira para quitar a dívida e se livrar dela no futuro. O segundo é a oportunidade de oferecer lances altos para ser contemplado no mês em questão.

Como você pode antecipar os pagamentos?

A antecipação de pagamentos no consórcio pode ser feita de 3 formas:

  • pagamento sequencial (direto): os pagamentos devem obedecer a ordem de datas estabelecidas nos boletos;
  • sequência inversa: você pode pagar a mensalidade atual e a última parcela que estiver em aberto, encurtando o tempo e antecipando a quitação total das prestações;
  • quitação completa: aqui, você oferece um valor suficiente para quitar todas as prestações de uma vez.

É bom lembrar que, a quitação completa do consórcio não garante a contemplação imediata, mas aumenta as suas chances devido ao lance que será oferecido.

Quando a prática de antecipação de pagamentos vale a pena?

A antecipação de pagamentos no consórcio deve ser feita com estratégia e considerada como tal. Por isso, listamos abaixo os principais pontos a serem observados, bem como os momentos certos para fazê-la. Confira!

1. Quando se tem valores investidos em outras modalidades

Hoje em dia, com as incertezas sobre o futuro financeiro, principalmente com relação à aposentadoria, as pessoas estão considerando cada vez mais os investimentos de forma diversificada. Se esse for o seu caso, utilizar parte desses investimentos para oferecer um lance como forma de antecipação de pagamentos pode ser mais vantajoso.

Isso é possível porque, se você for contemplado, o retorno do investimento será imediato. Mas se não for dessa vez, você ficará mais próximo da tão desejada contemplação com a carta de crédito.

2. Quando você tem um bom montante acumulado

Mesmo que você não tenha investimentos diversificados, mas possui um bom valor acumulado em poupança, por exemplo, pode separar uma parte relevante para oferecer um lance estratégico.

Nesse caso, você precisa considerar primeiro uma reserva financeira capaz de suportar emergências e cobrir o orçamento por três ou quatro meses, pelo menos, para não passar dificuldades. Então, faça esse cálculo e invista a diferença na antecipação de pagamentos do consórcio.

3. Quando o bem representa uma fonte de renda

A maioria das pessoas faz consórcios de carros, motos e imóveis para uso próprio, mas uma parcela considerável do público utiliza esse meio de aquisição como investimento, adquirindo bens com a finalidade de gerar receita com eles.

Por exemplo: digamos que você deseja ampliar suas fontes de renda no futuro e garantir uma aposentadoria tranquila. O consórcio de imóveis comerciais e residenciais, nesse caso, são uma grande oportunidade para você alugá-los ou revendê-los por um preço maior, mediante valorização do mercado.

A antecipação de pagamentos é uma boa estratégia aqui, já que, ao ser contemplado por meio de um bom lance oferecido, o bem deve passar a gerar receitas logo, cobrindo rapidamente o investimento feito no consórcio.

4. Em épocas de férias e festas de fim de ano

Se você não tem um montante expressivo, mas deseja oferecer um lance menor para tentar a sorte, saiba que é possível ser contemplado mesmo assim. Basta oferecer o lance em períodos certos como o de férias de verão e inverno (janeiro e julho), feriado de carnaval, de natal e réveillon.

A justificativa é que, nessas épocas, a maioria das pessoas tende a segurar mais o dinheiro para viajar, comprar presentes, realizar rematrículas dos filhos nas escolas, comprar uniformes e materiais escolares, pagar impostos (IPTU e IPVA) etc. Essa é a sua oportunidade de oferecer um lance campeão.

Você pode começar a se planejar hoje, juntando um montante para fazer a antecipação de pagamentos quando essas épocas chegarem.

5. Quando se tem estabilidade financeira

Se você passa por um bom momento profissional, possui uma fonte de renda recorrente garantida e um orçamento familiar bem-planejado e controlado, pode aproveitar a fase para antecipar pagamentos do consórcio. Além de antecipar a aquisição do bem desejado, reduz o grau de endividamento que você tem hoje.

Mais uma vez, o ideal é que a antecipação de pagamentos seja feita quando tiver folga no orçamento para não gerar prejuízos em situações de emergência.

Como pode ver, a antecipação de pagamentos no consórcio pode ser muito benéfica e, se realizada de forma bem-pensada, ajudará você a ter o bem que deseja mais rapidamente. Então, não perca mais tempo. Comece ainda hoje a se planejar para oferecer lances vencedores.

Pronto para começar? Então, entre em contato com a gente agora mesmo e dê início ao seu plano!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.