Top 7 dicas de como decorar apartamento alugado gastando pouco

Para quem busca por qualidade de vida, ter um lar esteticamente agradável e bonito é um importante diferencial. No entanto, enquanto o sonho da casa própria não se realiza, é válido apostar em truques para deixar tudo do jeito que a família gosta. A verdade é que saber como decorar apartamento alugado é o segredo para conquistar uma casa aconchegante.

Mas, você pensa que é necessário gastar muito para isso? Que nada! Com alguns truques básicos — e outros cuidados adicionais — é possível organizar tudo para curtir cômodos funcionais e lindos, que deixam a vida muito mais leve. Tudo isso sem prejudicar os planos futuros de ter um lar para chamar de seu (mesmo ganhando pouco). Se quiser saber como decorar apartamento alugado gastando pouco, este conteúdo é pra você. Separamos 7 dicas que vão ajudar bastante.

1. Compre móveis e eletrodomésticos de maneira estratégica

Ao fazer a escolha pelos móveis, eletrodomésticos e demais acessórios para decorar o apartamento alugado, dê preferência àqueles que são neutros e têm tamanho padrão. Para tal, evite itens muito grandes ou mesmo fuja da tentação de investir alto nos móveis planejados. Lembre-se de que o tempo no imóvel é temporário. No futuro, você poderá alocar todos os seus recursos na personalização dos cômodos.

Alguns eletrodomésticos, como televisão, adega climatizada, máquina de lavar, entre outros itens de cozinha de tamanho pequeno, podem se encaixar muito bem em ambientes diferentes. Pode ser o caso de uma batedeira planetária ou mesmo uma máquina de café. As peças cumprem bem a função de decoração e são úteis na rotina.

Uma geladeira, um sofá enorme ou mesmo uma mesa incrível podem não caber em um outro imóvel (próprio), com proporções diferentes. Por isso, compre somente o que for necessário para viver com conforto no lar temporário. Essa pode ser uma questão para a decoração de apartamento pequeno. Afinal, pensar nos móveis e eletrodomésticos é só uma parte da decoração, visto que existem outros pontos que fazem toda a diferença, como a questão das cores.

2. Pinte as paredes com a paleta de sua preferência

Entre todas as interferências que podem ser realizadas em um imóvel que não é próprio, pintar as paredes é uma das mais reversíveis. Vale muito a pena, porque (de qualquer forma) será necessário pintar o apartamento de sua cor original para, então, devolvê-lo ao proprietário.

Arrisque: explore as possibilidades e descubra nas cores uma forma de renovar os ambientes gastando muito pouco. Se a família curte o estilo do it yourself (DIY) — o faça você mesmo —, a pintura pode até mesmo virar uma atividade divertida e econômica. Essa é uma das principais maneiras de decorar um apartamento alugado gastando pouco.

3. Aplique papéis de parede ou adesivos localizados

Uma dica muito boa para a decoração de imóvel alugado é a aplicação de papel de parede e dos adesivos com desenhos, frases ou texturas pontuais. Isso agrega ainda mais personalidade ao apartamento.

Enquanto o papel de parede requer um pouco mais de conhecimento e técnica, o uso dos adesivos é bem simples e intuitivo. Observe as proporções, o tamanho das imagens e deixe o resto por conta da imaginação. Mas, e se enjoar? Basta retirar. Para que isso dê certo, no entanto, prefira os adesivos de vinil aos de papel.

4. Explore prateleiras e nichos como ferramenta de organização

Ao fazer a decoração de casa, apostar em móveis planejados requer um grande esforço financeiro. Contudo, não é por isso que os ambientes do apartamento alugado precisam ficar bagunçados. As prateleiras e os nichos são uma solução ótima para deixar tudo em seus devidos lugares.

Muito funcionais e importantes na construção estética do lar, as prateleiras devem ser aplicadas em lugares estratégicos. Por isso, evite corredores ou outros locais de circulação na casa e explore áreas que estejam 100% livres.

O segredo para o bom uso dos nichos e das prateleiras é enxergar o ambiente como um todo. Portanto, o melhor é saber onde cada móvel ou eletrodoméstico deve ficar para, depois, fazer possíveis furos. Também é possível combinar adesivos com prateleiras e fazer um ambiente bastante descolado. Porém, se tiver receio de fazer furos, as fitas adesivas dupla face cumprem bem esse papel.

5. Aposte nos quadros para decorar o apartamento alugado 

Poucos elementos de decoração conseguem transmitir tanto a personalidade dos moradores como os quadros. Eles podem receber retratos, desenhos, lembranças ou mesmo imagens — além de obras de arte, claro. Por isso, o recurso faz toda a diferença e não requer obras ou gastos, evitando o consumo desenfreado.

Com um martelo, alguns preguinhos e um pouco de noção do ambiente, qualquer um consegue fazer uma parede com quadros ou mesmo optar pela aplicação pontual. Se ficar dúvida quanto ao que colocar na moldura, há outra dica muito legal: o uso das molduras que podem ser customizadas e alteradas.

6. Invista em tapetes e brinque com cortinas

As cortinas podem não ser os melhores elementos para quem não quer gastar muito na hora de decorar um imóvel alugado, mas elas são necessárias. Por isso, lojas de materiais de construção oferecem uma boa gama de opções, materiais, tamanhos e estilos que têm instalação simplificada e preço acessível.

Já os tapetes não são tão necessários, mas fazem muita diferença visual. É um recurso que deixa o ambiente mais confortável e requintado. Para quem gosta de mudar constantemente o visual da casa, eles (combinados com outros elementos, como luminárias e plantas) podem quebrar o clima frio de qualquer espaço.

7. Adicione vida com plantas e luminárias

Com um pouco de luz, os cômodos se renovam. Já com as plantas, a residência ganha vida e aumenta o senso de pertencimento. O que fica claro é que são os pequenos detalhes e ajustes que contribuem para que o lar fique mais agradável.

Por isso, antes de comprar um imóvel próprio, não deixe de brincar com as formas de decorar um apartamento alugado. Assim, você consegue até mesmo descobrir quais ambientes mais agradam, o que mais combina com seu estilo e o que não faz tanta diferença.

O mais importante é que a decoração idealizada seja personalizada e aconchegante, bem como temporária. Mudanças estruturais não são permitidas e alterações muito significativas podem gerar um gasto alto no momento da devolução das chaves. Existem, como mostramos, outras boas práticas para quem quer saber como decorar apartamento alugado.

O seu sonho é comprar um imóvel e poder investir de vez em uma decoração impecável em todos os sentidos? Confira o material exclusivo que preparamos com um guia completo para sair do aluguel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *