Top 8 filmes sobre finanças para ajudar você na sua educação financeira

“É curioso como as cores do mundo real parecem muito mais reais quando vistas no cinema”. A frase está no clássico filme Laranja Mecânica e lembra como a chamada Sétima Arte inspira, envolve e ensina. Para quem quer melhorar a sua relação com dinheiro, os filmes sobre finanças são uma ótima pedida. Existem inúmeras opções incríveis que — além de entreter — podem educar e motivar todos, mas principalmente aqueles que querem viver de renda.

Separamos uma lista com 8 filmes incríveis sobre finanças que vão te ajudar na montagem da sua carteira de investimentos e contribuir para que você estruture de maneira estratégica o planejamento financeiro pessoal. Além disso, a ideia é que os longas também possam te inserir nos jargões e nos hábitos de que lida bem com o dinheiro.

Vamos lá? Faça sua escolha, veja como funciona a mente de milionários e descubra como você pode aplicar cada aprendizado na sua vida! Prepare a pipoca e boa leitura!

O que os filmes sobre finanças podem ensinar?

Os filmes sobre finanças são uma importante maneira de ilustrar questões teóricas. Além disso, contribuem para que os impactos de algumas ações, ou os efeitos de outras, possam ser avaliados.

É o caso, por exemplo, de O Lobo de Wall Street e A Grande Aposta, que contemplam os grandes riscos inerentes ao investimento em bolsas de valores. Da mesma forma, existem outros, como o grande sucesso À Procura da Felicidade, que entregam a motivação necessária para quem está vivendo um momento financeiramente desafiador e precisa sair da zona de conforto.

Em resumo, filmes sobre finanças mostram como:

  • é importante arriscar, sempre conhecendo as possíveis consequências;
  • para alcançar resultados, ter uma base de conhecimento é essencial;
  • sair da zona de conforto pode transformar a sua vida;
  • quando o assunto é dinheiro, nem tudo pode ser controlado;
  • não se deixe levar por supostos ganhos fáceis e rápidos.

Então, o que assistir? Continue a leitura para conferir a nossa lista!

Quais filmes de mercado financeiro e investimento assistir? Confira nossa lista! 

1. Trocando as Bolas

A história de um executivo de sucesso e de um homem que vive de golpes e trambiques é contada no filme “Trocando as Bolas”, de 1983. Na história — com forte pegada de comédia —, a vida dos personagens muda quando corretores consagrados no mercado apostam sobre quais os fatores que, de fato, impactam no sucesso de uma pessoa.

Entre a vivência pessoal, o meio e os fatores genéticos, o longa explora os diferentes comportamentos que acontecem nas mais distintas situações, com direito a muitas reviravoltas. No mais, é uma boa opção para quem quer se divertir e refletir sobre sua história pessoal.

2. Enron — Os Mais Espertos da Sala

As fraudes contábeis da empresa do setor energético Enron inspiraram o filme que conta desde a história da companhia, até o caminho de valorização e tudo o que aconteceu depois.

Na forma de documentário, “Os Mais Espertos da Sala” explica de maneira didática os riscos de apostas que são superficialmente muito atrativas. Da mesma forma, apresenta alguns termos e movimentos que qualquer pessoa que quer investir na bolsa de valores (e fazer seu pé de meia) precisa conhecer.

3. Capitalismo — Uma História de Amor

Para aqueles que buscam uma análise mais crítica, o documentário de Michael Moore “Capitalismo — Uma História de Amor”, de 2009, mostra um apanhado geral do que vem acontecendo em meio à busca pelo lucro.

Entre a perda de direitos e os benefícios para um grupo seleto da sociedade, é avaliado, nesse filme sobre finanças, o impacto das grandes corporações nos Estados Unidos e no mundo.

4. O Lobo de Wall Street

Os crimes de colarinho branco e a especulação financeira são o mote para o filme de Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio. Com um tom cômico, a obra explora a autobiografia de Jordan Belford — com diferenciadas habilidades de convencimento, por meio de um discurso muito sedutor.

A história real de “O Lobo de Wall Street” inspira por mostrar os riscos da ambição. Da mesma forma, revela os perigos existentes em se deixar levar pelo fascínio de uma boa fala. No geral, é uma boa opção de filme para refletir sobre os perigos de algumas metas financeiras.

5. Quem Quer Ser um Milionário?

Ambição, pensamento estratégico, escolhas e uma chance para mudar de vida por meio da participação em um game show são partes da trama de “Quem Quer Ser um Milionário?”. Uma ótima forma de pensar no que pode ser feito com pouco.

O filme, dirigido por Danny Boyle — a partir de uma adaptação do livro Q&A, de Vikas Swarup — aborda um momento da vida de um jovem de Mumbai, na Índia. Premiada com oito Oscars, a história transmite ensinamentos sobre pensamento estratégico e meritocracia, apesar das eventualidades. Para sorrir, chorar e se inspirar.

6. À Procura da Felicidade

Ao contar a história de sucesso do milionário Chris Gardner, o filme “À Procura da Felicidade” emociona com o caminho de um jovem, pai de família e desempregado, que deu a volta por cima e se transformou no fundador de uma corretora institucional.

Por ser inspirada em fatos reais, a trama se relaciona diretamente com o que é vivenciado por muitos profissionais altamente capacitados, ou com grande potencial, que encontram dificuldade para se destacar no mercado.

Neste caso, Will Smith representa o vendedor que sai em busca de um trabalho digno, enquanto concilia graves desafios em sua vida pessoal com a busca por uma vida minimamente digna.

7. A Grande Aposta

Gosta de filmes que contam histórias reais? Então, “A Grande Aposta” é para você. O longa explora a trajetória investidores que encontram na bolsa de valores uma possibilidade para ganhar muito dinheiro, em meio à crise imobiliária e financeira norte-americana, de 2008.

Nomes como Brad Pitt e Ryan Gosling são as estrelas da comédia dramática biográfica. Uma ótima maneira para pegar dicas sobre o que fazer quando a grande oportunidade aparecer e para mudar sua forma de pensar, especialmente se você é do tipo que não consegue nem mesmo economizar.

8. Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme

Para aqueles que gostam de tramas que envolvem fraudes monetárias, “Wall Street — O Dinheiro Nunca Dorme” é o mais indicado entre os filmes sobre finanças. O drama tem como pontos altos questões como cobiça, crise e dinheiro. Mesmo com o passar dos anos, já que ele é de 2010, continua sendo uma boa pedida para quem curte o mundo de negócios. Outra opção, ainda, é o primeiro da série, “Wall Street — Poder e Cobiça”, de 1985.

Quem tem como objetivo de vida ter total controle das suas finanças pessoais precisa, continuamente, renovar as ideias. Ter uma boa gestão monetária, controlar gastos, saber onde investir e se inteirar sobre tais possibilidade é muito enriquecedor.

Entre muitos filmes sobre finanças, comece com aquele que mais despertou a sua curiosidade. Essa também é uma boa possibilidade para ampliar os seus conhecimentos.

O que vai assistir? Se você busca outras maneiras de se inspirar e aprender, confira 8 livros sobre finanças que vão ajudá-lo a administrar melhor a sua renda e patrimônio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *