Vai comprar carros de luxo? 3 passos para a escolha ideal

Comprar carros de luxo é o sonho de muitos apaixonados pelo universo automotivo. Para conseguir celebrar essa conquista, é importante realizar um bom planejamento financeiro e estar aberto para as melhores possibilidades do mercado. Uma delas está em investir nos modelos de luxo usados.

Para comprar um automóvel luxuoso seminovo ou mesmo usado  — e economizar perto de 30% do valor original — é preciso tomar alguns cuidados e avaliar as possibilidades. É isso que vai garantir que as suas finanças não sejam impactadas negativamente pela escolha. Ou mesmo vai fazer com que a sua compra tão idealizada vir um problema na sua vida.

Preparado para comprar o seu carro de luxo? Confira as nossas dicas!

Entenda o que são carros de luxo

Carros de luxo são automóveis com alto valor de mercado e fabricados por montadoras mundialmente renomadas. Além de alta tecnologia embarcada, esse tipo de veículo apresenta desempenho superior e design diferenciado.

Mas para ter um na sua garagem, é preciso fazer um alto investimento. Se vale a pena? Tudo indica que sim. Aliás, dados da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) apontam que a venda de veículos importados — que concentram grande parte dos carros premium e de luxo — cresceu 26,3% no acumulado de 2018.

As características desse nicho fazem com que esses carros sejam tão desejados. Explicaremos melhor a seguir. Continue a leitura!

Os diferenciais dos veículos de luxo

É comum que um automóvel de luxo sirva com referência de estilo e padrão para os chamados carros populares. Mas um fator importante no segmento é o status existente nesse tipo de aquisição — o fator exclusividade, que pesa muito, mas também acarreta custos mais elevados tanto para manutenção quanto para contratação de seguros e pagamento de impostos.

A indústria automotiva chama os carros de luxo de “segmento F”. Ele envolve qualquer tipo de automóvel, de compactos a SUVs, passando pelos sedãs e os conversíveis. Seja como for, marcas como Audi, Mercedes-Benz, Volvo, Land Rover, BMW, MINI, Porsche e Lexus, entre outros, têm representantes nesse grupo.

Se o sonho parece distante quando avaliados os valores de um carro de luxo novo, saído da fábrica (ou muitas vezes encomendado), saiba que é possível fazer um ótimo negócio optando por um modelo usado. O importante é saber escolher.

Avalie os carros de luxo usados

O planejamento financeiro é o ponto de partida para quem deseja comprar seu primeiro carro de luxo. Com as finanças em ordem, é hora de verificar alguns pontos relevantes sobre o modelo dos sonhos.

Mas, antes de tudo, uma dica: caso você ainda não esteja decidido quanto a um carro específico, saiba que as suas chances de fazer um bom negócio aumentam! Isso porque dessa forma você tem um leque de possibilidades bem mais amplo para explorar.

Seja como for, os critérios para avaliar o modelo ideal são, em partes, similares aos utilizados em um veículo popular.

1. Avalie os custos para a aquisição do carro de luxo desejado

Antes de fechar negócio, faça um orçamento completo e uma pesquisa do valor do IPVA e licenciamento ao seguro, assim como possíveis gastos com manutenção e itens de desgaste.

Descubra quanto precisa ser aplicado em uma troca de óleo, ou qual o preço das pastilhas de freios. Essa é a melhor maneira de garantir que a compra vai caber plenamente no seu orçamento.

2. Veja o histórico do carro, documentos e revisões

Ao escolher por um modelo que te atrai e cabe dentro do seu planejamento financeiro, é hora de conhecer melhor o automóvel. Não basta ser um carro de luxo, ele precisa estar em boas condições. Veja, por isso, se as revisões foram feitas, busque por possíveis avarias e até mesmo analise se toda a documentação está em dia.

Nessa hora, a diferença entre um usado e um seminovo pode pesar — e é bom ponderar bastante sobre a relação custo-benefício, para fazer uma boa escolha.

3. Avalie por completo o carro, muito além da aparência

Pode ser que você encontre um carro de luxo usado que pareça novo, ainda que seja um modelo com alguns anos de uso. Por essa razão, talvez seja interessante contar com um profissional de vistoria técnica especializado na análise veicular.

Caso você esteja confiante com a avaliação, observe a carroceria (pintura e encaixes) e veja se há diferenças ou desencontros que denunciem batidas não comunicadas pelo proprietário.

Na parte mecânica, peça para ligar o carro e avalie se o tempo para partida está normal. Veja se existem vazamentos ou mesmo ruídos duvidosos. Por fim, o interior pode denunciar alterações no hodômetro ou falhas indicadas pelo painel de instrumentos. Seja minucioso, paciente e comece a se familiarizar com o carro.

Depois de encontrar o carro de luxo usado que cabe no seu orçamento e que tem tudo o que você espera, é hora de seguir em frente e fechar negócio. Mas existe uma maneira de fazer com que isso aconteça sem impactar ou prejudicar o seu orçamento: estamos falando do consórcio.

Considere o consórcio

Para quem já está decidido por comprar um carro de luxo, o consórcio tem todas aquelas vantagens imbatíveis! As principais são:

  • parcelamento integrado do valor do automóvel;
  • pouca burocracia para a contratação;
  • valor do bem constantemente atualizado;
  • poder de compra à vista;
  • liberdade para usar a carta de crédito como quiser.

Ou seja, ao ser contemplado no consórcio você pode escolher, dentro do valor indicado, pelo melhor carro de luxo que você encontrar naquele momento! Essa é uma grande chance para fazer o melhor negócio.

Outra inegável vantagem é a liberdade para usar 10% da carta de crédito para arcar com despesas — como colocar documentos atrasados em dia ou mesmo trocar alguma peça que precise de manutenção.

Comprar carros de luxo usados é uma tarefa árdua, mas recompensadora. Atente-se para os custos da aquisição e avalie com muito cuidado os desgastes e possíveis problemas do automóvel.

Tudo isso pode trazer ótimos resultados, principalmente quando a compra é feita de maneira planejada. Para tal, o consórcio favorece a realização de uma boa escolha, sem rombos no orçamento ou dores de cabeça futuras. Ter um carrão cheio de tecnologia embarcada e design impecável é mais do que possível!

Chegou a sua vez! Queremos te ajudar a realizar o seu sonho de comprar um automóvel de luxo. Baixe o nosso guia que te ensina como comprar um carro, sem mistérios!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *