Veja 9 características essenciais em carros para quem tem filhos

Ter um carro próprio é um sonho para a maioria dos brasileiros, mas na hora da compra muita gente deixa passar alguns pontos importantes a serem considerados, fazendo com que a experiência não seja tão boa quanto esperava.

Por exemplo: um carro para quem tem filhos deve ser diferente dos outros, tendo características próprias e favoráveis às suas condições de uso.

Com base nisso, desenvolvemos um post especificando quais modelos são mais propícios para uma família grande, considerando aspectos como acessórios e itens de segurança, conforto e tecnologia.

Está pensando em comprar um carro para a família? Então, este post pode ser muito útil para você. Confira!

1. Ar-condicionado Dual Zone

O controle de temperatura automática Dual Zone (zona dupla) permite que o motorista e os passageiros definam de forma independente uma condição agradável, estejam eles no banco da frente ou de trás do carro. Ou seja, é possível programar temperaturas diferentes para quem senta na frente e atrás.

Isso gera um grande conforto a todos os ocupantes do veículo, uma vez que cada indivíduo pode programar a temperatura que lhe seja mais agradável dentro do carro. Mas, para ter acesso a esse conforto, antes você precisa escolher um veículo que tenha essa tecnologia. Geralmente, veículos de grande porte, como sedãs, vans e utilitários, são os que mais oferecem esse recurso.

2. Maior número de lugares

Se você está pensando no conforto e segurança da família, terá que esquecer por um momento o sonho dos esportivos potentes e apertados para procurar um carro ideal para as condições necessárias. Isso inclui dar prioridade para os veículos que possuam um maior espaço interno e, consequentemente, mais lugares disponíveis.

Independentemente da marca e modelo, vans, sedãs e SUVs (utilitários esportivos) são as categorias de veículos que você deve procurar, pois são as que oferecem o maior número de assentos e fileiras de bancos. Além disso, são mais adequados para a segurança e conforto de todos os ocupantes.

3. Porta-malas espaçoso

Ainda na questão do espaço interno, não adianta comprar um carro hatch ou com porta-malas pequeno quando se tem filhos. Isso é válido porque, quando marcar a primeira viagem em família, sentirá falta de espaço para acomodar a bagagem, e parte dela talvez tenha que ir dentro do carro, junto com os ocupantes, o que pode ser perigoso e desconfortável.

Então, além de ter mais espaço interno para os passageiros, você precisa se preocupar também com a bagagem. Lembre-se de que, quanto mais pessoas transportadas de uma única vez, maior será o volume de bagagens levada. Dessa forma, o tamanho do porta-malas deve ser proporcional à quantidade de assentos oferecidos.

4. Assentos confortáveis

Agora que você já considerou o espaço interno, com o número de assentos suficiente e um bom porta-malas, é hora de verificar se o carro desejado oferece também bancos com um nível de conforto maior ou, no mínimo, aceitável.

Para isso, considere características como, tecidos (veludo, couro etc.), regulagem elétrica, encosto reclinável, encosto de cabeça com regulagens de posição, aquecimento, massagem etc. Quanto mais conforto os assentos oferecerem, maior será a classificação do carro nas categorias de luxo. Então, isso vai depender um pouco do quanto poderá pagar por ele.

5. Aparelho de DVD

Dependendo da idade dos seus filhos, pode ser difícil mantê-los calmos e quietos durante uma longa viagem ou mesmo em percursos menores. Isso poderia tirar a sua atenção do trânsito e gerar riscos de acidentes.

Para resolver isso, considere os veículos que possuem aparelhos de DVD. Mesmo que eles não tenham, veja se ele oferece condições para a instalação de um. Muitos carros são preparados para a instalação desse opcional no teto, no painel central e nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros.

Pode parecer um opcional simples, mas faz toda a diferença para os ocupantes do veículo, principalmente em trajetos mais longos.

6. Conectividade

Outro fator importante a ser considerado em um carro para quem tem filhos é a tecnologia de conectividade embarcada. Isso inclui GPS com informações sobre pontos de parada, rotas alternativas e estabelecimentos comerciais importantes como hotéis, restaurantes, postos de atendimento médico e de segurança etc.

Também entra nessa lista os comandos de funções no volante. Esse recurso é importante para o ajuste de volume e troca de estações de rádio, TV, músicas, filmes enquanto dirige sem precisar tirar as mãos dele. Caso contrário, terá que parar o veículo para realizar essas ações.

Plugs para carregamento de celulares (porta USB) também é fundamental para manter os dispositivos eletrônicos funcionando nos momentos em que mais precisar deles.

7. Câmera de ré

Ter uma câmera de ré no carro é como ter olhos na parte de trás da sua cabeça, reduzindo os riscos de colisões e atropelamentos. Além de ser um item de segurança, a câmera de ré também oferece conforto ao motorista, já que é muito conveniente em manobras mais difíceis como o estacionamento em locais apertados e com pouca visibilidade.

O ideal é que o carro que você pretende comprar já venha com esse opcional. Mas, se não vier, você pode realizar a instalação de forma independente se o modelo oferecer as condições de adaptação necessárias.

8. Cadeirinha

A cadeirinha é um acessório essencial e obrigatório para o transporte de crianças com até dez anos de idade. Ela garante não só o conforto em trajetos longos e curtos, como também aumenta a segurança dos seus filhos contra os impactos causados por acidentes nas rodovias.

Então, se você tem filhos com menos de 11 anos, antes de comprar o carro desejado para a sua família, verifique se a instalação de suportes e fixadores de cadeirinha é fácil de ser feita nele.

9. Airbags

Por fim, outro item essencial que você deve considerar na hora de escolher um carro para a família é o airbag. Ele não é exigido pela legislação de trânsito brasileira, mas é responsável por salvar inúmeras vidas, principalmente em acidentes mais graves.

Nesse caso, verifique se o carro oferece um conjunto de airbags frontais (para o motorista e passageiro do banco da frente) e laterais (de cortina) responsáveis por protegerem os passageiros no banco de trás do veículo.

Como você pode ver, um carro para quem tem filhos deve ser equipado com diversos itens para proporcionar maior conforto e, principalmente, segurança. Afinal, o bem mais precioso que temos é a nossa vida e a de nossos familiares.

Gostou das dicas? Então, compartilhe-as agora mesmo com os seus amigos e conhecidos nas redes sociais. Assim, você os ajuda e torna-se influente entre eles ao mesmo tempo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *